Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Prefeito ELEITO diz que vai RENUNCIAR e deixar CARGO para a mãe; ENTENDA

Segundo o novo gestor, seu plano inicial era sair da chefia do Executivo municipal apenas em 2026, quando iria se candidatar a deputado estadual.

Ricardo Lélis

09 de novembro de 2024 às 16:04   - Atualizado às 16:23

Simão Pedro e sua mãe Tereza Cristina.

Simão Pedro e sua mãe Tereza Cristina. Foto: Divulgação

Simão Pedro (PSD), recém-eleito prefeito de Orós (CE), anunciou que renunciará ao cargo após a posse. Sua mãe, Tereza Cristina (PSB), assumirá a prefeitura em seu lugar.

Ambos têm experiência prévia na prefeitura: Simão governou Orós por dois mandatos, de 2013 a 2020, e Tereza foi prefeita de 1993 a 1996.

Entre no nosso canal de transmissão no WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

A renúncia de Simão estava planejada para 2026, mas foi antecipada devido a uma vaga de deputado estadual na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), resultante das eleições municipais de Fortaleza.

Gabriella Aguiar, do mesmo partido que Simão e atualmente vice-prefeita de Fortaleza, está em licença-maternidade desde outubro. Simão ocupa seu lugar na Alece como suplente.

Veja Também

Com a licença de Gabriella se estendendo até sua posse em janeiro de 2025, ela não retornará à Alece, permitindo que Simão permaneça como deputado estadual até 2026.

Em 2022, Simão foi o primeiro suplente do PSD para deputado estadual com 35.414 votos. Desde 2023, ele tem substituído colegas de partido na Alece durante suas licenças.

O plano inicial de Simão era ser eleito prefeito em 2024 e, após dois anos, candidatar-se a deputado estadual. Se eleito, passaria o cargo de prefeito para sua mãe.

“Essa chapa [com minha mãe] foi planejada para o futuro”, disse o prefeito eleito à CNN. “Mas surgiu a questão da chapa em Fortaleza”, pontuou. “Isso abriu um leque de possibilidade de antecipação de um mandato para mim”, acrescenta.

A família de Simão tem uma longa tradição na política de Orós, uma cidade localizada no centro-sul do Ceará, distante mais de 340 quilômetros da capital.

Além de Tereza e Simão já ocuparem o cargo de prefeitos do município, o pai de Simão, Luiz Moreira — que já é falecido — também foi prefeito por dois mandatos, de 1971 a 1973 e de 1983 a 1988.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

16:11, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

Agora É Rubem e João Campos.
Pergunta

"Vai ter puxadinho no concurso da Guarda?", questiona vereador do PSB que deixou base de João Campos

O parlamentar relembrou a polêmica envolvendo o certame para procurador, conhecida como caso do "fura-fila".

mais notícias

+

Newsletter