11 de outubro de 2024 às 11:30 - Atualizado às 11:58
Prefeito eleito de Aliança Pedro Freitas Foto: Divulgação
Pedro Freitas (PP), prefeito eleito pela Aliança na Mata Norte, vai se candidatar à presidência da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), segundo informações do Blog do Elielson.
Segundo a reportagem, o novo gestor municipal aposta em sua experiência de quando foi Superintendente do Banco do Nordeste em Pernambuco, quando percorreu todas as regiões do estado e estabeleceu diálogo com os setores produtivos.
Pedro também atuou como vice-presidente da Caixa Econômica Federal. A eleição para a presidência da Amupe está marcada para fevereiro de 2025. O órgão é atualmente comandado pelo prefeito de Paudalho, Marcelo Gouveia (Podemos).
O político foi eleito no último domingo, 6 de outubro, com 17.802 votos, 83,32% do total.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou uma nova estimativa populacional para os municípios brasileiros, que afetará os repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) em 2025.
A população estimada do Brasil chegou a 212,6 milhões de habitantes, na data de referência de 1º de julho de 2024. O dado, divulgado no dia, 29 de agosto.
De acordo com um estudo técnico da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), 23% dos municípios pernambucanos irão receber mais recursos devido ao aumento populacional.
Cidades como Jaboatão dos Guararapes, Recife, Caruaru, Petrolina e Olinda estão entre as que terão um aumento no repasse. Por outro lado, 10,9% dos municípios, como Itacuruba, Ingazeira, Betânia, Calumbi e Granito, perderão recursos devido à redução populacional.
Pernambuco apresentou um crescimento populacional de 5,3% desde o Censo Demográfico de 2022, alcançando 9,5 milhões de habitantes. Manari, no Sertão, foi o município que mais cresceu, com um aumento de 12,7%, enquanto Pombos, no Agreste, teve o menor crescimento, de apenas 2,9%.
Essas variações populacionais influenciam diretamente os coeficientes de FPM, que são determinados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) com base na população estimada de cada município.
Por exemplo, Aliança, na Zona da Mata Norte, que inicialmente perdeu população e teve seu coeficiente reduzido de 1.8 para 1.6, retornou ao coeficiente de 1.8 com a nova estimativa populacional.
Nos últimos anos, os municípios também se beneficiaram de um repasse extra de 1% do FPM, uma conquista da luta municipalista por uma distribuição de receita mais equitativa. Este adicional tem sido fundamental para complementar o orçamento municipal, especialmente em períodos de crise econômica.
1
17:43, 18 Mar
29
°c
Fonte: OpenWeather
O texto que será analisado pelo parlamento também cria desconto parcial para aqueles que recebem entre este valor e R$ 7 mil, reduzindo o valor pago atualmente.
Mapa Interativo Revela a Dinâmica da Votação e Pressões no Congresso
Em postagem publicada nas redes sociais, o deputado diz ser alvo de perseguição e faz críticas ao ministro Alexandre de Moraes (STF).
mais notícias
+