Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Prefeito deixa partido de João Campos para se filiar a nova sigla de Raquel Lyra

Esse é o segundo gestor municipal que deixa a sigla após as eleições de 2024.

Everthon Santos

12 de março de 2025 às 12:52   - Atualizado às 12:52

Prefeito de Flores abraçado com a governadora Raquel Lyra, ao lado de João Campos.

Prefeito de Flores abraçado com a governadora Raquel Lyra, ao lado de João Campos. Foto: Divulgação

O prefeito de Flores, Gilberto Ribeiro, anunciou sua filiação ao PSD, partido comandado em Pernambuco pela governadora Raquel Lyra. A mudança ocorreu na última segunda-feira, 10 de março, durante o mesmo evento em que a gestora estadual oficializou sua saída do PSDB e assumiu a presidência estadual da nova sigla.

Com essa migração, o PSB, partido do prefeito do Recife, João Campos, perde mais um gestor municipal eleito em 2024.

A filiação de Gilberto Ribeiro ao PSD reflete o fortalecimento do grupo político liderado por Raquel Lyra. No evento, que contou com a presença do presidente nacional do partido, Gilberto Kassab, o prefeito destacou a importância do momento para o cenário político estadual.

"Foi com grande honra e entusiasmo que estive presente, a convite do Partido Social Democrático (PSD), no ato de filiação da governadora Raquel Lyra. Este evento, que contou com a presença do presidente nacional do partido, Gilberto Kassab, marca não apenas um momento significativo na política pernambucana, mas também uma nova fase de fortalecimento e renovação para o Brasil", declarou Gilberto Ribeiro por meio de nota à imprensa.

A mudança reforça a base de apoio da governadora, que vem articulando alianças para consolidar sua liderança no estado. O PSD tem se posicionado como uma das siglas mais atrativas para prefeitos que buscam alinhamento com o Governo Raquel Lyra e como presidente Lula.

Veja Também

Com a saída de Gilberto Ribeiro, o PSB sofre sua segunda baixa. Em fevereiro, a prefeita de Lagoa Grande, Catharina Garziera, também deixou o partido e se filiou ao MDB. Essas mudanças reduzem o número de prefeituras sob comando socialista de 31 para 29, evidenciando um enfraquecimento da legenda em meio às articulações para as eleições municipais de 2026.

Filiação de Raquel Lyra ao PSD

A governadora Raquel Lyra se filiou ao Partido Social Democrático (PSD), em evento ocorrido no Recife Expo Center, centro da capital pernambucana. 

A movimentação indica uma aproximação estratégica com o Governo Federal, uma vez que o PSD é um aliado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e conta com ocupações estratégicas no gestão, controlando três ministérios. Em Pernambuco, o PSD era representado pelo ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula.

O PSDB, antiga legenda de Raquel, vai continuar na sua base governista, pois no domingo, 9 de março, a vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause, se filiou ao partido.

"Escolheu se juntar ao time tucano para somar com o nosso partido e reforçar o projeto de apoio à governadora Raquel Lyra", escreveu a sigla ao fazer o anúncio nas redes sociais.

Atualmente, Priscila Krause é presidente da federação Cidadania-PSDB.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

15:06, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

Agora É Rubem e João Campos.
Pergunta

"Vai ter puxadinho no concurso da Guarda?", questiona vereador do PSB que deixou base de João Campos

O parlamentar relembrou a polêmica envolvendo o certame para procurador, conhecida como caso do "fura-fila".

mais notícias

+

Newsletter