Prefeito de São Miguel do Tapuio, Pompílio Evaristo Filho Foto Montagem/Portal de Prefeitura
O prefeito de São Miguel do Tapuio, Pompílio Evaristo Filho, conhecido como Pompilim (PSD), anunciou na última segunda-feira (27) a decisão de cancelar a tradicional festa de Carnaval no município. A medida faz parte de uma estratégia de contenção de gastos, com o objetivo de direcionar os recursos para áreas prioritárias, como a saúde.
De acordo com o prefeito, a recomendação dos órgãos de controle, como o Tribunal de Contas do Estado (TCE), foi crucial para a decisão, devido ao alto custo operacional envolvido na organização do evento. Além disso, Pompilim destacou que o município não teria condições financeiras para realizar dois grandes eventos em um curto espaço de tempo — o Carnaval e o aniversário da cidade, que ocorre 20 dias após a festa de Carnaval.
Em nota, Pompilim explicou: “As tradicionais festividades de Aniversário da Cidade acontecerão 20 dias após o Carnaval, tornando inviável a realização de dois eventos festivos grandiosos dentro de um único mês, sob pena de prejudicar as finanças do município.”
O prefeito também detalhou que, com um terço do valor originalmente destinado ao Carnaval, será possível adquirir duas ambulâncias novas para atender as necessidades emergenciais de saúde nas comunidades de Brejo da Onça e Palmeira de Cima. “Com 1/3 do recurso previsto para realização do Carnaval conseguiremos adquirir 2 ambulâncias novas para atender a saúde emergencial das comunidades. Aguardem a programação do aniversário de 87 anos de São Miguel do Tapuio”, concluiu o gestor.
A decisão gerou diversas reações entre a população, mas é vista como uma tentativa de priorizar investimentos na infraestrutura de saúde em vez de manter a festa carnavalesca.
A Prefeitura de Olinda realiza, realiza nesta quinta-feira, 30 de janeiro, a coletiva de imprensa para anunciar os detalhes da maior manifestação popular da cidade. A divulgação da marca, o tema, a programação de abertura, os patrocinadores e outros detalhes do Carnaval 2025 acontece no auditório do Palácio dos Governadores, sede do governo municipal, às 10h.
A prefeita da cidade, Mirella Almeida (PSD), será a interlocutora do encontro, que também vai contar com o corpo de secretários que estarão envolvidos diretamente na festa de momo.
Mirella reuniu o secretariado, na manhã desta segunda-feira, 27 de janeiro, onde determinou o reforço dos serviços realizados pelo Governo municipal durante as tradicionais prévias carnavalescas.
Uma equipe com mais de 100 profissionais da Guarda Municipal, Controle Urbano e Trânsito estará atuando pelo Sítio Histórico nos fins de semana de prévias. Serviços como pontos de controle de acesso de veículos e locais para troca de garrafas de vidro por recipientes de plástico serão aprimorados.
Já a Guarda Municipal vem atuando em parceria com o efetivo da Polícia Militar na realização de ações de patrulhamento. Mirella prometeu acompanhar os serviços de perto.
Pontos de Controle de Acesso de Veículos
Cruzamento entre a Av. Liberdade e a Rua do Bonfim;
Rua Bispo Coutinho (em frente ao Alto da Sé);
Rua Bispo Coutinho (em frente à Academia Santa Gertrudes);
Rua 27 de Janeiro (em frente à Prefeitura);
Rua 13 de Maio.
Locais de Troca de Garrafas de Vidro
Rua de São Bento (em frente à Prefeitura);
Av. Liberdade (em frente à Focca).
Neste mesmo dia a gestora municipal, também se reuniu com a secretária de Cultura de Pernambuco, Cacau de Paula. O encontro serviu para o detalhamento do planejamento do Carnaval 2025. Também foi tratada a criação de um calendário cultural com atividades acontecendo no município ao longo do ano, além de novos intercâmbios entre a Marim dos Caetés e cidades do Estado.
Mirella destacou a relevância da proximidade entre Prefeitura e Estado.
"A parceria entre Prefeitura de Olinda e Governo do Estado tem garantido potencializar cada vez mais o calendário cultural da cidade. Por isso, estamos aqui falando sobre o calendário, sobre o Carnaval, sobre todas as ações que vão acontecer durante o ano", afirmou a gestora.
O secretário de Patrimônio e Cultura de Olinda, Luiz Adolpho, falou dos ganhos do compartilhamento das tradições culturais com outros municípios.
"O intercâmbio cultural vai levar Olinda para todo o estado, para todas as cidades de Pernambuco. Esse modelo é sucesso, porque coloca Olinda, junto com todas as cidades do nosso estado", avaliou.
3
4
13:30, 13 Fev
26
°c
Fonte: OpenWeather
O parlamentar relembrou a polêmica envolvendo o certame para procurador, conhecida como caso do "fura-fila".
O levantamento considera solicitações já registradas no sistema da Casa e não inclui o pedido anunciado recentemente pelo Partido Novo.
Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.
mais notícias
+