Pernambuco, 14 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Preços de carne e café podem subir até 20% em 2025, alertam especialistas

O café, que já enfrentou uma alta de 132% no preço da saca de 60kg em apenas um ano, pode continuar sua trajetória de valorização.

Portal de Prefeitura

28 de janeiro de 2025 às 16:54   - Atualizado às 17:11

Carne e Café

Carne e Café Foto Montagem/Portal de Prefeitura

Os brasileiros devem se preparar para aumentos significativos nos preços de alimentos em 2025, com destaque para carnes e café. Embora o impacto total ainda seja incerto, fatores como condições climáticas e a flutuação do dólar podem influenciar a magnitude das altas.

Segundo o economista-chefe da G5 Partners, Luis Otavio Leal, a expectativa é de uma alta geral de 5% nos preços dos alimentos, abaixo da média histórica de 7%. No entanto, produtos como carne bovina e café devem sofrer aumentos consideráveis. Leal projeta um aumento de até 7,5% para a carne bovina e uma escalada de 20% para o café. O frango, por sua vez, pode ter uma alta de cerca de 8%, enquanto o arroz deve subir 9,1% e o leite longa vida, 5,5%.

“São alimentos muito sensíveis ao bolso do consumidor. Quando a carne fica mais cara, as pessoas tendem a migrar para outras proteínas, como o frango”, explicou Leal, em entrevista ao jornal O Globo.

O café, que já enfrentou uma alta de 132% no preço da saca de 60kg em apenas um ano, pode continuar sua trajetória de valorização. Em janeiro de 2025, o preço médio do café arábica alcançou R$ 2.387,85, refletindo as tensões no mercado internacional e as dificuldades na safra.

Embora a inflação de alimentos para 2025 deva ficar próxima da média geral de 5,5%, as altas nas proteínas animais e no café são as mais preocupantes. A oferta limitada de carne e a escassez de grãos impactam diretamente os preços.

Veja Também

Em nota oficial, o Ministério do Desenvolvimento Agrário atribui parte dessa alta aos preços elevados de commodities, como café, carne e açúcar, além de eventos climáticos adversos que afetaram a safra de 2024. O governo, por sua vez, está apostando na retomada dos planos de safra para agricultura familiar e no aumento do crédito rural para mitigar os efeitos sobre a produção interna.

A expectativa é que o país alcance uma safra recorde de 322,3 milhões de toneladas, um aumento de 8,2% em relação ao ano passado, o que pode ajudar a minimizar o impacto nas prateleiras, embora não seja suficiente para impedir as altas em alguns itens chave.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

02:18, 14 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
Parecer

Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

mais notícias

+

Newsletter