Pernambuco, 25 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Pré-candidato, Ronaldo Caiado promete anistiar Bolsonaro se for eleito presidente em 2026

O governador ressaltou que foi o primeiro chefe de estado a defender a pauta em fevereiro de 2024.

Fernanda Diniz

15 de maio de 2025 às 15:54   - Atualizado às 16:11

Ronaldo Caiado ao lado do ex-presidente Bolsonaro.

Ronaldo Caiado ao lado do ex-presidente Bolsonaro. Foto: Reprodução / Redes sociais

O governador de Goiás e pré-candidato à Presidência da República, Ronaldo Caiado (União Brasil), disse que vai conceder a anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, se ele for eleito presidente em 2026. A declaração durante entrevista à Globonews nesta quarta-feira, 14 de maio.

O chefe do Executivo goiano está em Nova York para participar de painéis da Brazil Week.

"Ronaldo Caiado, presidente da República: vou anistiar e começar uma nova história no Brasil", afirmou o governador, antes de reiterar: "Caiado vai, chegando à presidência da República e, no meu momento, vou resolver esse assunto, anistiar essa situação toda. E vamos discutir o problema de crescimento e de pacificação do País."

A pauta da anistia é defendida pelo bolsonarismo, que vem organizando várias manifestações em defesa dos condenados no Supremo Tribunal Federal pelos atos antidemocráticos que culminaram na invasão e na depredação da sede dos Três Poderes em Brasília.

Aliados também falam em uma "anistia completa", incluindo o ex-presidente, os militares e os políticos envolvidos na trama.

Veja Também

No Congresso Nacional, com o texto do PL da Anistia travado pelo presidente da Câmara, Hugo Motta, há um projeto em elaboração sobre atenuação das penas dos presos pelos atos.

Caiado ressaltou que foi o primeiro governador a defender a pauta em fevereiro de 2024. Para ele, esse debate "já cansou" e o País sair "dessa crise".

Ronaldo Caiado lançou sua pré-candidatura à Presidência da República no início de abril. Desde então, aparou arestas com o ex-presidente Jair Bolsonaro e vem participando de atos pela anistia realizados pelos bolsonaristas. Ele tenta viabilizar apoio a sua candidatura, em meio a uma disputa dentro do União Brasil.
 

Estadão Conteúdo 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

04:16, 25 Out

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Ministro Dias Toffoli.
Posição

Toffoli defende regras para impedir que propaganda eleitoral vire "arena de ofensas"

Ministro do STF e do TSE criticou ataques entre candidatos às vésperas do segundo turno e defendeu que campanhas priorizem propostas políticas.

Flávio Bolsonaro e Lula
Pesquisa

Quaest: Flávio Bolsonaro tem 51% dos votos válidos e Lula soma 49% no segundo turno

O instituto entrevistou presencialmente 3.702 pessoas com 16 anos ou mais entre os dias 23 e 24 de outubro.

Ri Happy.
Aprovado

Justiça aceita pedido da Ri Happy e autoriza recuperação extrajudicial

O grupo pretende renegociar cerca de R$ 827 milhões em dívidas.

mais notícias

+

Newsletter