A ameaça foi relatada pela Verene Energia S.A., empresa responsável pelo contrato da Subestação Belém-Marituba, no Pará, que encaminhou um comunicado ao Ministério da Justiça.
COP30 e pichação do Comando Vermelho. Fotos: Ricardo Stuckert/PR e Reprodução. Arte: Portal de Prefeitura
A Polícia Federal (PF) apura uma ameaça feita pela facção Comando Vermelho (CV) contra a Subestação Belém-Marituba, no Pará, e trabalha, até o momento, com a hipótese de extorsão para obtenção de vantagem.
A ameaça foi relatada pela Verene Energia S.A., empresa responsável pelo contrato da subestação, que encaminhou um comunicado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, em Brasília. No documento, a concessionária informou ter sido alvo de atos de coação e ameaças de ataques às obras de reforço da Subestação 500/230 kV Marituba.
De acordo com o relato da empresa, um homem que se identificou como integrante do CV entrou em contato no dia 30 de outubro, exigindo a suspensão imediata das obras de expansão e determinando que todas as atividades de operação fossem interrompidas diariamente a partir das 15h, sob ameaça de represálias.
A Polícia Federal abriu inquérito para apurar o caso na terça-feira, 4 de novembro, e informou que atua em cooperação com as polícias Civil e Militar do Pará. Em nota, a corporação acrescentou que as medidas de segurança seguem reforçadas no local, sem qualquer interrupção nas atividades.
O episódio veio a público após a Verene Energia S.A. emitir um comunicado urgente relatando as ameaças e alertando para possíveis riscos à segurança durante a COP30, que será realizada em Belém. O aviso foi encaminhado ao Governo Federal no dia 30 de outubro.
O documento menciona que funcionários da Belém Transmissora de Energia S.A. teriam sido abordados por um grupo que se dizia ligado ao Comando Vermelho. O suposto integrante da facção teria imposto restrições às atividades no canteiro de obras, ameaçando “represálias” caso as ordens não fossem cumpridas.
A COP30, cúpula do clima da ONU que reunirá líderes de diversos países, está prevista para ocorrer em novembro de 2025, em Belém. A capital paraense já recebe eventos preparatórios com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de dezenas de chefes de Estado.
3
09:27, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Ela foi autuada por tráfico interestadual de drogas, cujas penas podem chegar até 20 anos de reclusão.
A medida foi adotada diante do risco de fuga depois que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) revogou o habeas corpus concedido ao artista.
Adriana Albuquerque assume a função com a missão de implementar as diretrizes estratégicas da PF no estado, com foco no enfrentamento ao crime organizado.
mais notícias
+