Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Bolsonaro admite ter utilizado ferro de solda para violar tornozeleira eletrônica; veja o vídeo

Segundo a Polícia Federal, o alarme do equipamento disparou às 0h07 deste sábado, 22 de novembro.

Ricardo Lélis

22 de novembro de 2025 às 16:57   - Atualizado às 16:57

Jair Bolsonaro admite ter utilizado ferro de solda.

Jair Bolsonaro admite ter utilizado ferro de solda. (Fotos: Lula Marques/Agência Brasil e Reprodução/ Redes Sociais)

Em vídeo divulgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), mostra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmando a uma agente da Polícia Federal ter utilizado ferro de solda para violar a tornozeleira eletrônica na madrugada (confira o vídeo abaixo).

Segundo a corporação, o alarme da tornozeleira disparou às 0h07. Imediatamente, a equipe que faz a segurança de Bolsonaro foi acionada pela Secretaria de Administração Penitenciária do governo do Distrito Federal, responsável pelo aparelho.

A chamada foi feita pela Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal (Seape-DF), órgão responsável pelo monitoramento do dispositivo.

Veja o vídeo:

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A escolta de Bolsonaro confirmou a violação e realizou a troca da tornozeleira às 1h09. Bolsonaro afirmou ter utilizado material de soldagem para romper o aparelho no fim da tarde da sexta (21).

A Seape-DF ainda elabora um relatório detalhado sobre o episódio, e a Polícia Federal apura diferentes hipóteses para entender o motivo da ação.

Integrantes da PF classificaram o caso como de “enorme gravidade”, destacando que não se tratou de falha casual, como bateria descarregada, mas de uma ruptura intencional. O objetivo da violação ainda está sob investigação.

De acordo com o G1, a defesa do ex-presidente deve alegar que Bolsonaro rompeu a tornozeleira durante um surto, buscando afastar a interpretação de tentativa de fuga, hipótese que poderá ser analisada pela perícia da PF.

Aliados de Bolsonaro

Os aliados políticos de Jair Bolsonaro (PL) reagiram à ordem de prisão preventiva do ex-presidente expedida no início da manhã deste sábado, 22 de novembro.

O pedido da prisão foi feito pela Polícia Federal (PF), que solicitou ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, uma ordem de prisão a Bolsonaro, que teve como justificativa a garantia da ordem pública.

Na sexta-feira, 21, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) havia convocado uma vigília em apoio ao ex-presidente. A PF avaliou que o ato representava risco para participantes e agentes policiais, com aglomeração.

Além disso, havia o temor de risco para o próprio ex-presidente. Após o anúncio da prisão preventiva de Bolsonaro, os aliados do ex-presidente começaram a se manifestar em suas redes sociais.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

08:43, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

PF e Receita Federal apreendem maconha em refis de vape.
Ação

Operação da PF e Receita Federal prende mulher e apreende maconha líquida em refis de vape

Ela foi autuada por tráfico interestadual de drogas, cujas penas podem chegar até 20 anos de reclusão.

Oruam em foto na prisão.
Alerta

PF é comunicada para prender Oruam se rapper tentar sair do país, revela site

A medida foi adotada diante do risco de fuga depois que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) revogou o habeas corpus concedido ao artista.

Adriana Albuquerque em cerimônia de posse da PF em Pernambuco.
Posse

Polícia Federal: delegada assume nova superintendência de Pernambuco

Adriana Albuquerque assume a função com a missão de implementar as diretrizes estratégicas da PF no estado, com foco no enfrentamento ao crime organizado.

mais notícias

+

Newsletter