Pernambuco, 30 de Julho de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Governo Lula alcança a marca de 49% de desaprovação, aponta PoderData/Aya

O levantamento ouviu 2.400 eleitores com 16 anos ou mais em 677 municípios das 27 unidades da Federação entre os dias 26 e 29 de julho.

30 de julho de 2026 às 14:22   - Atualizado às 14:24

Presidente Lula (PT)

Presidente Lula (PT) Foto: Agência Brasil

O desempenho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é desaprovado por 49% dos eleitores e aprovado por 43%, segundo pesquisa PoderData/Aya divulgada nesta quinta-feira, 30. Outros 8% não souberam responder.

O levantamento ouviu 2.400 eleitores com 16 anos ou mais em 677 municípios das 27 unidades da Federação entre os dias 26 e 29 de julho. A margem de erro é de 2 pontos porcentuais, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-07845/2026.

Na rodada anterior, realizada entre 12 e 15 de julho, a desaprovação era de 50% e a aprovação, de 42%. No levantamento de 21 a 24 de junho, os índices eram de 50% e 43%, respectivamente. As oscilações ocorreram dentro da margem de erro, indicando estabilidade no cenário.

Na avaliação do governo Lula como um todo, 50% disseram desaprovar a gestão, enquanto 44% afirmaram aprová-la. Os 6% restantes não souberam responder.

Na avaliação qualitativa, 47% dos entrevistados classificaram o governo como ruim ou péssimo, ante 34% que o consideraram ótimo ou bom. A gestão foi avaliada como regular por 16%, enquanto 2% não souberam responder. Aqui o quadro também é de estabilidade.

Estadão Conteúdo 

Veja Também

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

15:35, 30 Jul

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Lula ao lado da picanha.
Valor

Promessa da picanha fica mais distante: 1 kg já custa mais de um dia de trabalho no Brasil

Em junho de 2026, o quilo da picanha no atacado chegou a R$ 72,38, valor superior ao rendimento diário de um trabalhador que recebe o salário mínimo nacional.

Victor Marques, prefeito do Recife
Administração

Auditoria do TCE-PE aponta excesso de cargos comissionados em secretarias da Prefeitura do Recife

Levantamento identificou que 16 órgãos municipais possuem mais da metade do quadro formado por servidores comissionados ou funções gratificadas

Lula e Janja em viagem
Dinheiro

Governo Lula gasta R$ 1 bilhão em despesas de viagens em sete meses de 2026

Dados disponíveis no Portal da Transparência apontam que valores serviram para custear deslocamentos de ocupantes de cargos de confiança da administração pública

mais notícias

+

Newsletter