Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

PL demite mulher acusada de fazer macumba no partido: "disseram que eu pareço uma assombração"

A Federação Umbandista do Brasil (Feubra) comunicou que "repudia com firmeza" os atos praticados contra a mulher, que atuava como secretária adjunta da legenda.

Gabriel Alves

02 de dezembro de 2025 às 12:17   - Atualizado às 12:17

Mulher acusada de macumba e ela ao lado de Bolsonaro.

Mulher acusada de macumba e ela ao lado de Bolsonaro. Fotos: Reprodução. Arte: Portal de Prefeitura

Uma funcionária do Partido Liberal (PL) no Piauí, identificada como Denise Xavier, alega, através de um vídeo publicado nas redes sociais, que foi demitida da sigla por intolerância religiosa. (veja vídeo abaixo)

A Federação Umbandista do Brasil (Feubra) comunicou que "repudia com firmeza" os atos praticados contra a mulher, que atuava como secretária adjunta da legenda no estado. 

"Em mensagens de WhatsApp, Denise foi chamada de ‘macumbeira’ de forma ofensiva e acusada, sem qualquer prova, de ter levado um despacho para a sede do partido. Também disseram que instalariam câmeras para verificar se ela estaria levando ‘terra de cemitério’ ao local — acusações preconceituosas e carregadas de estigmas contra religiões de matriz africana”, afirma a instituição.

De acordo com a entidade, a “Umbanda é religião, merece respeito e proteção”. A Feubra também afirma que as condutas violam a Constituição e podem ser configuradas como intolerância religiosa.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Homem demitido por agressão

Uma mulher de 38 anos foi agredida por um colega de trabalho com golpes de capacete em um condomínio residencial em Salvador, na Bahia. O caso aconteceu no último sábado, 8 de novembro, no bairro Itapuã e foi registrado por câmeras de segurança.

Veja Também

As imagens mostram a vítima e o agressor dentro da portaria do condomínio. O homem dá diversos golpes de capacete na cabeça da mulher, que tenta se proteger com os braços. A ação dura poucos segundos. Na sequência, ele pega os pertences e, antes de sair do local, dá um tapa na vítima.

De acordo com a Polícia Civil da Bahia (PCBA), a vítima informou que estava trabalhando na portaria do condomínio quando o suspeito, pilotando uma motocicleta, tentou entrar pela contramão. Segundo a polícia, as agressões aconteceram depois dele ter sido impedido pela mulher.

O caso foi denunciado à polícia e registrado como lesão corporal dolosa, quando há a intenção. O suspeito pelo crime de lesão corporal se apresentou nesta terça-feira, 11, na 12ª Delegacia da Polícia Civil de Salvador, onde foi ouvido e liberado.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

08:59, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Senador Flávio Bolsonaro.
Posição

Flávio Bolsonaro afirma que, se eleito, manterá Bolsa Família "enquanto as pessoas precisarem"

Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.

Vereadora do PSOL, Jô Cavalcanti, alvo de ataques e prefeito do Recife, João Campos.
Vídeo

Vereadora do PSOL sofre ataques nas redes sociais após assinar CPI para investigar João Campos

A psolista justificou, na terça (10), o voto favorável à CPI que vai investigar possíveis irregularidades no concurso público para Procurador-Geral do município.

Faixada da Petrobras
Petroquímica

Petrobras abre mão de controlar Braskem e mantém participação minoritária

A companhia foi criada em agosto de 2002 pela integração de seis empresas da Organização Odebrechte do Grupo Mariani.

mais notícias

+

Newsletter