Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

PGR recorre da decisão de Gilmar Mendes que anulou condenações de José Dirceu na Lava Jato

Segundo o ministro do STF, ao acolher o pedido de defesa do petista, Sergio Moro teria atuado contra Dirceu para atingir Lula.

Gabriel Alves

06 de novembro de 2024 às 10:43   - Atualizado às 11:10

José Dirceu, Paulo Gonet e Gilmar Mendes.

José Dirceu, Paulo Gonet e Gilmar Mendes. Fotos: Lula Marques/Antonio Augusto - TSE/ Andressa Anholete - STF. Edição: Portal de Prefeitura

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, recorreu na terça-feira, 5 de novembro, da decisão do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que anulou as condenações do ex-deputado José Dirceu, do PT. O recurso será analisado pelo próprio Gilmar Mendes e, posteriormente, pela 2ª Turma do STF.

Na decisão original, Gilmar Mendes acolheu um pedido da defesa de Dirceu, aplicando ao ex-ministro os efeitos da decisão que declarou Sergio Moro suspeito para julgar processos contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo Mendes, Moro teria atuado contra Dirceu visando atingir Lula.

Ao apresentar o recurso, Gonet destacou que o “Ministério Público Federal perante essa Corte vem sustentando que o reconhecimento de irregularidade em um processo não se estende automaticamente a outro com partes distintas, mesmo que ambos tenham sido conduzidos pela mesma autoridade”.

A PGR já havia se posicionado contra a decisão de Gilmar Mendes, argumentando que o pedido de Dirceu não cumpriu todos os requisitos e “não apresenta documentação suficiente, contando apenas com alegações, que não devem ser julgadas diretamente pelo STF”.

Entenda anulação das condenações de Dirceu por Gilmar Mendes

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), anulou na última segunda-feira, 28 de outubro, todos os atos processuais conduzidos pelo ex-juiz Sérgio Moro contra o ex-ministro José Dirceu, no contexto da Operação Lava Jato. As condenações de Dirceu, que somavam 23 anos de prisão por corrupção passiva, recebimento de vantagem indevida e lavagem de dinheiro, foram oficialmente suspensas.

Veja Também

Extensão da decisão da 2ª turma do STF

Mendes estendeu a decisão já estabelecida pela 2ª Turma do STF, que havia considerado Moro suspeito em processos envolvendo o ex-presidente Lula, para também incluir Dirceu. O ex-ministro foi inicialmente preso em maio de 2018, após o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) negar seu último recurso. A prisão foi então determinada pela juíza substituta Gabriela Hardt, da 13ª Vara Federal.

Soltura e nova prisão de Dirceu

Após ser solto por decisão da 2ª Turma do STF em junho de 2018, Dirceu voltou a ser preso em 2019, devido a uma nova condenação de 11 anos e 3 meses por corrupção e lavagem de dinheiro. No entanto, ele foi solto novamente pouco depois. Recentemente, a defesa do ex-ministro solicitou a extensão da decisão que declarou Moro parcial em casos de Lula também para Dirceu.

Decisão da 2ª turma sobre parcialidade de Moro

Em março de 2021, a 2ª Turma do STF concedeu habeas corpus a Lula no âmbito da Lava Jato, declarando que Moro atuou com parcialidade na ação penal relacionada ao caso do triplex do Guarujá. Na decisão, o colegiado destacou sete evidências de falta de isenção por parte do magistrado.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

22:58, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
Parecer

Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

mais notícias

+

Newsletter