Presidente Lula. Foto: Ricardo Stuckert/PR
A Polícia Federal (PF) realizou uma operação na quarta-feira, 12 de fevereiro, para investigar e combater ameaças de morte contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
De acordo com as investigações da PF, um indivíduo utilizou redes sociais para publicar ameaças de atentado contra o presidente.
As mensagens faziam referência à visita de Lula a Belém, programada para esta quinta-feira (13), onde ele cumprirá compromissos oficiais.
Diante das evidências, a PF solicitou medidas judiciais contra o suspeito, que permanece com a identidade sob sigilo. A Justiça Federal autorizou um mandado de busca e apreensão e impôs medidas cautelares rigorosas.
Entre as ações determinadas, o suspeito deve usar tornozeleira eletrônica e está proibido de se aproximar de locais onde o presidente estiver presente.
As autoridades seguem investigando o caso.
Uma pesquisa do instituto AtlasIntel, divulgada na terça-feira, 11 de fevereiro, apontou os cenários da corrida presidencial para 2026, incluindo a popularidade de Lula.
O levantamento mostrou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente na disputa, mas com vantagem reduzida em alguns confrontos diretos.
No primeiro cenário, que repete os candidatos de 2022, Lula aparece com 44% das intenções de voto, seguido por Jair Bolsonaro (PL), com 40,6%. Os demais nomes ficaram distantes: Simone Tebet (MDB) registrou 4,9%, Ciro Gomes (PDT) teve 4,5%, enquanto 2% declararam não saber e 1,5% disseram que votariam branco ou nulo.
Já em um cenário sem Bolsonaro, Lula lidera com 41,1%, enquanto o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), aparece como principal adversário, com 26,2%. Outros nomes testados foram Ronaldo Caiado (União), com 5,9%, Gusttavo Lima, com 5,6%, Simone Tebet (4,1%), Sergio Moro (3,3%) e Pablo Marçal (2,4%).
Em um terceiro cenário, Lula tem 40%, enquanto Eduardo Bolsonaro (PL) aparece com 24,2%. O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (PSD), marca 7,5%, Guastavo Lima (sem partido) 5,2%, Simone Tebet (MDB) 4,4%, Sergio Moro (União) 4,2%, Pablo Marçal (PRTB) 3,4%, Marina Silva (Rede) 2,2%, Eduardo Leite (PSDB) 1,5%. Não sei, branco e nulo somam 7,5%.
1
4
13:08, 25 Out
30
°c
Fonte: OpenWeather
Candidato do PT chegou ao local de votação acompanhado da primeira-dama Janja, do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), e dos ex-ministros Marina Silva, Simone Tebet e Fernando Haddad.
Candidato do PL chegou para votar ao lado da esposa Fernanda Bolsonaro, na Escola Municipal Barão Homem de Melo, em Vila Isabel, na zona norte do Rio de Janeiro.
A eleição de 2026 foi marcada por uma série de medidas judiciais contra informações falsas, especialmente publicações nas redes sociais.
mais notícias
+