Presidente Lula. Foto: Ricardo Stuckert/PR
A Polícia Federal (PF) realizou uma operação na quarta-feira, 12 de fevereiro, para investigar e combater ameaças de morte contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
De acordo com as investigações da PF, um indivíduo utilizou redes sociais para publicar ameaças de atentado contra o presidente.
As mensagens faziam referência à visita de Lula a Belém, programada para esta quinta-feira (13), onde ele cumprirá compromissos oficiais.
Diante das evidências, a PF solicitou medidas judiciais contra o suspeito, que permanece com a identidade sob sigilo. A Justiça Federal autorizou um mandado de busca e apreensão e impôs medidas cautelares rigorosas.
Entre as ações determinadas, o suspeito deve usar tornozeleira eletrônica e está proibido de se aproximar de locais onde o presidente estiver presente.
As autoridades seguem investigando o caso.
Uma pesquisa do instituto AtlasIntel, divulgada na terça-feira, 11 de fevereiro, apontou os cenários da corrida presidencial para 2026, incluindo a popularidade de Lula.
O levantamento mostrou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente na disputa, mas com vantagem reduzida em alguns confrontos diretos.
No primeiro cenário, que repete os candidatos de 2022, Lula aparece com 44% das intenções de voto, seguido por Jair Bolsonaro (PL), com 40,6%. Os demais nomes ficaram distantes: Simone Tebet (MDB) registrou 4,9%, Ciro Gomes (PDT) teve 4,5%, enquanto 2% declararam não saber e 1,5% disseram que votariam branco ou nulo.
Já em um cenário sem Bolsonaro, Lula lidera com 41,1%, enquanto o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), aparece como principal adversário, com 26,2%. Outros nomes testados foram Ronaldo Caiado (União), com 5,9%, Gusttavo Lima, com 5,6%, Simone Tebet (4,1%), Sergio Moro (3,3%) e Pablo Marçal (2,4%).
Em um terceiro cenário, Lula tem 40%, enquanto Eduardo Bolsonaro (PL) aparece com 24,2%. O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (PSD), marca 7,5%, Guastavo Lima (sem partido) 5,2%, Simone Tebet (MDB) 4,4%, Sergio Moro (União) 4,2%, Pablo Marçal (PRTB) 3,4%, Marina Silva (Rede) 2,2%, Eduardo Leite (PSDB) 1,5%. Não sei, branco e nulo somam 7,5%.
2
04:10, 14 Fev
24
°c
Fonte: OpenWeather
Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.
A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.
Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.
mais notícias
+