Pernambuco, 19 de Abril de 2025

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

Pesquisa: oito em cada 10 adultos apoiam proibir uso de celular em sala de aula

Entre os pais, 82% concordam com essa restrição, também apoiada pela maioria dos entrevistados sem filhos (72%).

15 de outubro de 2024 às 08:54   - Atualizado às 09:18

Celular em sala de aula.

Celular em sala de aula. Foto: Reprodução

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva e pela QuestionPro mostra que oito em cada 10 adultos (80%) acreditam que o uso de celulares nas escolas deve ser proibido. Entre os pais, 82% concordam com essa proibição, também apoiada pela maioria dos entrevistados sem filhos (72%).

A percepção sobre a necessidade da proibição aparece em todas as faixas etárias de adultos, mas no caso de pessoas com 61 anos ou mais o índice é ainda maior: 87% apoiam a restrição.

Entre no nosso canal de transmissão no WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

“Essa é uma concordância transversal na sociedade, não existe divergência. E essa concordância atravessa gênero, idade, todos os perfis”, explica a gerente de pesquisa quantitativa do Instituto Locomotiva, Gabrielle Selani.

Recentemente, o Ministério da Educação anunciou que está elaborando um projeto de lei para proibir o uso de celulares nas salas de aula. O tema também é debatido na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados.

O levantamento identificou que 90% dos entrevistados concordam que as crianças de hoje em dia não querem mais brincar na rua por causa do uso do celular ou para assistir TV. Segundo a pesquisa, 69% acreditam que a idade ideal para ter o primeiro celular é a partir dos 13 anos, mas 86% acreditam que os jovens desejam ter um celular antes dessa idade.

“Está clara a concordância sobre a proibição do uso de celulares nas escolas, mas, além disso, é preciso monitorar o tempo e o conteúdo em si. É preciso estar atento também sobre o que acontece fora do muro das escolas”, diz Gabrielle.

Entre os efeitos negativos do uso de celular na infância, segundo os entrevistados, estão vício em tecnologia, aumento da ansiedade e depressão, problemas de sono, desempenho escolar prejudicado, dificuldades nas relações sociais e exposição ao cyberbullying.

A pesquisa realizou 1.491 entrevistas em todo o país, no período de 24 de junho a 8 de julho, abrangendo diversas regiões e perfis socioeconômicos. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.

Para a gerente de pesquisa do Instituto Locomotiva, a pesquisa pode contribuir para a elaboração de legislações inclusivas sobre o tema.

“A pesquisa ouviu a sociedade como um todo, pois é preciso universalizar o assunto. Essa é uma questão que vai afetar toda a sociedade, todos vamos sentir os impactos do uso sem controle das telas”.

Agência Brasil

Continue lendo...

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

08:44, 19 Abr

Descrição da imagem

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Governadora de Pernambuco em evento do Novo PAC.
Avanço

Pernambuco: Novo PAC já investiu R$ 15,8 bilhões; 44,5% do orçamento previsto até 2026

No Estado, há 1.444 empreendimentos listados no programa. Desses, 219 já foram entregues e concluídos até o fim de 2024.

Deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP)
Posicionamento

"Imutáveis": após negar visto de Erika Hilton, embaixada diz que os EUA só reconhece dois sexos

Na última quarta-feira, 16 de abril, a parlamentar denunciou que teve sua identidade de gênero negada para participar de uma conferência acadêmica.

Bolsonaro internado na UTI.
Atualização

Bolsonaro permanece na UTI e ainda não tem previsão de alta, diz novo boletim

O ex-presidente foi submetido a uma cirurgia de 12 horas no último domingo, 13 de abril.

mais notícias

+

Newsletter