Pernambuco, 25 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Pesquisa Quaest: 55% dos brasileiros acham que Lula provocou Trump ao fazer críticas no Brics

O levantamento ouviu presencialmente 2.004 pessoas. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais.

Everthon Santos

28 de julho de 2025 às 08:38   - Atualizado às 08:38

Presidente Donald Trump e o presidente Lula.

Presidente Donald Trump e o presidente Lula. Foto: Montagem Portal/Divulgação/Casa Branca/Agência Brasil

Uma pesquisa da Genial/Quaest, divulgada no dia 16 de julho, apontou que 55% dos brasileiros acreditam que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) provocou o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao fazer críticas ao mandatário americano durante a Cúpula do Brics, no Rio de Janeiro.

No discurso, Lula declarou que considera “muito equivocado e muito irresponsável um presidente ficar ameaçando os outros em redes digitais”.

Segundo petista, existem “outros fóruns” mais adequados para esse tipo de comunicação entre líderes internacionais. A fala ocorreu em um dos principais momentos do evento internacional, que reuniu países emergentes e teve ampla cobertura da imprensa.

O levantamento mostra que, para a maioria dos entrevistados, o tom do presidente brasileiro passou dos limites e soou como uma provocação direta a Trump. O ex-presidente americano é conhecido por utilizar plataformas digitais para se comunicar de forma direta com seus apoiadores e também com líderes de outros países.

A pesquisa também abordou outro tema envolvendo a relação entre Brasil e Estados Unidos. Segundo os dados, a maior parte da população brasileira discorda da decisão de Trump de aplicar tarifas de 50% sobre produtos importados do Brasil. Essas medidas foram anunciadas no contexto de embates comerciais e, para muitos entrevistados, não têm justificativa econômica clara.

Veja Também

Além disso, os dados revelam uma percepção de que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) enfrenta perseguição judicial. A Quaest incluiu esse ponto no questionário para avaliar se os entrevistados associam a decisão de Trump a uma tentativa de apoiar Bolsonaro politicamente, o que muitos consideraram provável.

O levantamento ouviu presencialmente 2.004 pessoas entre os dias 10 e 14 de julho. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança estatística é de 95%.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

10:32, 25 Out

Imagem Clima

29

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Eleições 2026
Eleições 2026

Domingo de decisão: veja onde haverá disputa por presidente, governador e prefeito

A votação ocorre das 8h às 17h, pelo horário de Brasília, com ajustes nos locais que seguem fusos horários diferentes.

Ministro Dias Toffoli.
Posição

Toffoli defende regras para impedir que propaganda eleitoral vire "arena de ofensas"

Ministro do STF e do TSE criticou ataques entre candidatos às vésperas do segundo turno e defendeu que campanhas priorizem propostas políticas.

Flávio Bolsonaro e Lula
Pesquisa

Quaest: Flávio Bolsonaro tem 51% dos votos válidos e Lula soma 49% no segundo turno

O instituto entrevistou presencialmente 3.702 pessoas com 16 anos ou mais entre os dias 23 e 24 de outubro.

mais notícias

+

Newsletter