Pesquisa DataFolha revela intenção do eleitor para duas vagas no Senado por Pernambuco. Foto: Arte/Portal de Prefeitura
Nesta quarta-feira, 29 de outubro, foi divulgada a pesquisa do Instituto Datafolha, encomendado pelas rádios CBN Recife e CBN Caruaru, sobre as intenções de voto na corrida eleitoral ao Senado por Pernambuco.
O levantamento ouviu 1.022 eleitores pernambucanos entre os dias 21 e 23 de outubro, em todas as regiões do estado. As entrevistas ocorreram presencialmente, e a pesquisa tem margem de erro de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.
No primeiro cenário, que reúne 10 nomes cotados para a disputa, a ex-deputada federal Marília Arraes (SD) alcança 39% das intenções de voto. Em seguida, aparece o senador Humberto Costa (PT), com 26%. Na sequência, em empate técnico dentro da margem de erro, estão o ex-prefeito de Petrolina Miguel Coelho (UB), com 19%, e o deputado federal Eduardo da Fonte (PP), com 18%.
O ex-senador Armando Monteiro (PODE) e o ex-ministro do Turismo Gilson Machado (PL) aparecem com 12% cada, enquanto o ex-prefeito de Jaboatão Anderson Ferreira (PL) tem 10%. O ministro de Lula Silvio Costa Filho (Republicanos) registra 9%, a vereadora do Recife Jô Cavalcanti (PSOL) aparece com 4%, e o senador Fernando Dueire (MDB), com 3%.
Entre os entrevistados, 16% afirmaram que votariam em branco ou nulo na primeira vaga do Senado, e 4% disseram estar indecisos. Para a segunda vaga, os percentuais sobem para 21% de votos brancos ou nulos e 7% de indecisos.
Quando os nomes de Gilson Machado e Silvio Costa Filho são retirados da disputa, Marília Arraes amplia sua vantagem. Nesse caso, ela soma 42% das intenções de voto. Humberto Costa segue em segundo, com 29%, e Miguel Coelho aparece logo depois, com 21%. Eduardo da Fonte atinge 20%, seguido por Armando Monteiro com 15% e Anderson Ferreira com 13%. Jô Cavalcanti e Fernando Dueire mantêm os índices de 4% e 3%, respectivamente.
Neste cenário, 17% dos eleitores afirmaram que votariam em branco ou nulo na primeira vaga, e 4% ainda não decidiram. Para a segunda vaga, 24% escolheriam branco ou nulo, e 7% continuam indecisos.
No terceiro cenário, sem os nomes de Miguel Coelho e Anderson Ferreira, mas com o retorno de Gilson Machado e Silvio Costa Filho, Marília Arraes mantém a liderança com 40%. Humberto Costa aparece com 30%, seguido de Eduardo da Fonte, com 25%.
Na sequência, surgem Armando Monteiro com 16%, Gilson Machado com 15%, Silvio Costa Filho com 11%, Jô Cavalcanti e Fernando Dueire registraram 4%.
De acordo com o Datafolha, 17% dos entrevistados afirmaram voto em branco ou nulo na primeira vaga, e 5% estão indecisos. Para a segunda vaga, 25% declararam voto branco ou nulo, e 8% ainda não sabem em quem votar.
2
4
19:36, 12 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.
A psolista justificou, na terça (10), o voto favorável à CPI que vai investigar possíveis irregularidades no concurso público para Procurador-Geral do município.
A companhia foi criada em agosto de 2002 pela integração de seis empresas da Organização Odebrechte do Grupo Mariani.
mais notícias
+