Lula e Jair Bolsonaro. Foto: Reprodução
Uma pesquisa do instituto PoderData, divulgada nesta quarta-feira, 29 de janeiro, revelou que apenas 33% dos eleitores acreditam que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é melhor do que a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
O levantamento, realizado entre os dias 25 e 27 de janeiro de 2025, mostra que o petista enfrenta uma queda desde sua posse, em 2023, quando essa percepção positiva alcançava 46%.
Por outro lado, 42% dos entrevistados consideram que a administração de Bolsonaro foi superior à de Lula. O levantamento ainda aponta que 22% dos eleitores não percebem diferenças entre as duas gestões, enquanto 2% preferiram não opinar.
Em comparação com o último levantamento realizado há um mês, houve um recuo de quatro pontos percentuais no índice dos que preferem o atual governo ao do antecessor. Esse é o menor patamar registrado desde o início do mandato petista.
Os dados foram obtidos por meio de ligações para telefones fixos e celulares, abrangendo um total de 2.500 entrevistas em 219 municípios das 27 unidades da Federação. A pesquisa apresenta uma margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95%.
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é desaprovado por 51% dos brasileiros , o maior índice de rejeição desde o início da gestão petista, em janeiro de 2023, é o que diz o levantamento do instituto PoderData divulgado nesta quarta-feira, 29 de janeiro.
Ao mesmo tempo, 42% dos entrevistados dizem aprovar a gestão petista. Outros 7% não souberam responder a pesquisa.
Foram ouvidas 2.500 pessoas entre os dias 25 e 27 de janeiro em todas as unidades federativas, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o índice de confiança é de 95%.
A desaprovação ao governo Lula também avançou na região Nordeste, onde o presidente recebeu 69,34% dos votos válidos nas eleições de 2022.
De acordo com a pesquisa, 51% dos nordestinos aprovam o governo, contra 43% que o desaprovam. Este é o maior índice de rejeição à administração na região desde o início do terceiro mandato de Lula, em 2023 (veja o gráfico a seguir).
A pesquisa indica ainda que a desaprovação ao governo também cresceu entre aqueles que votaram em Lula no 2º turno em 2022.
O índice de rejeição entre estes eleitores é de 23% (18% em dezembro). Ainda assim, 73% daqueles que escolheram Lula ante Jair Bolsonaro (PL) aprovam a gestão do petista (confira o gráfico a abaixo). Na pesquisa anterior, 78% desse grupo aprovavam o petista.
2
4
15:06, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.
Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.
O parlamentar relembrou a polêmica envolvendo o certame para procurador, conhecida como caso do "fura-fila".
mais notícias
+