Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

PESQUISA: 43% de brasileiros consideram trabalho do STF como "ruim" ou "péssimo" e reprovação cresce

O levantamento foi realizado entre os dias 14 e 16 de dezembro de 2024, abrangendo 2.500 entrevistas em 192 municípios das 27 unidades da Federação.

Gabriel Alves

20 de dezembro de 2024 às 12:38   - Atualizado às 12:58

Formação atual do STF.

Formação atual do STF. Foto: Fellipe Sampaio/STF

A aprovação do trabalho dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) apresentou uma queda significativa nos últimos dois anos. Em dezembro de 2022, 31% dos brasileiros avaliavam o desempenho da Corte como "bom" ou "ótimo". Esse percentual despencou para 12% em dezembro de 2024, conforme levantamento realizado pelo PoderData.

Reprovação em alta

Enquanto a aprovação diminuiu, a insatisfação aumentou. O índice de brasileiros que consideram o trabalho do STF "ruim" ou "péssimo" cresceu de 31%, registrado em junho de 2023, para 43% em dezembro de 2024. Esse número se aproxima do cenário observado no final do governo Jair Bolsonaro, quando 40% dos entrevistados reprovavam o desempenho da Corte.

Detalhes da pesquisa

A pesquisa foi realizada entre os dias 14 e 16 de dezembro de 2024, abrangendo 2.500 entrevistas em 192 municípios das 27 unidades da Federação. Os dados foram coletados por meio de ligações telefônicas, com margem de erro de 2 pontos percentuais e intervalo de confiança de 95%.

Contexto do declínio

A queda na avaliação positiva do STF coincide com a posse do presidente Lula (PT) em 2023 e com o andamento de investigações conduzidas pela Suprema Corte contra suspeitos de envolvimento em tentativas de "golpe".

Outro fator que contribuiu para a mudança de percepção foi a transição na presidência do STF. A ministra Rosa Weber deixou o cargo em setembro de 2023, sendo sucedida por Luís Roberto Barroso. Essa mudança ocorreu em meio a críticas sobre decisões do tribunal em temas polêmicos.

Veja Também

Críticas sobre atuação do STF

O Supremo tem sido alvo de críticas por supostamente extrapolar suas funções e interferir em questões que, segundo críticos, deveriam ser tratadas pelo Congresso Nacional. Entre os assuntos mais controversos estão o debate sobre a descriminalização do aborto, regulação do uso de drogas, responsabilidade de veículos de comunicação e o papel das big techs no Brasil.

Durante as gestões de Rosa Weber e Luís Roberto Barroso, o STF tem tomado decisões em temas sensíveis, o que ampliou o debate sobre o papel da Corte e seu impacto na política nacional. A crescente insatisfação popular reflete a percepção de que a atuação dos ministros estaria ultrapassando os limites institucionais.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

23:32, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
Parecer

Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

mais notícias

+

Newsletter