Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Pastor é apontado como líder de facção que extorquia comerciantes

A Polícia Civil de deflagrou a "Operação Falso Profeta", visando desmantelar um esquema criminoso de extorsão liderado pelo pastor Ulisses Batista, que está foragido.

Portal de Prefeitura

20 de março de 2025 às 18:40   - Atualizado às 18:55

Ulisses Batista está foragido no Rio de Janeiro

Ulisses Batista está foragido no Rio de Janeiro Foto: Reprodução

Na manhã de 20 de março de 2025, a Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou a Operação Falso Profeta, visando desmantelar um esquema criminoso de extorsão liderado pelo pastor Ulisses Batista, que está foragido no Rio de Janeiro. O esquema, apelidado de Projeto Água 20LT, obrigava comerciantes de Cuiabá e Várzea Grande a pagar uma taxa ilegal de R$ 1 por galão de água vendido.

O Esquema de Extorsão

A investigação, que começou em 2024, revelou que o grupo criminoso se aproveitava da vulnerabilidade de pequenos comerciantes de água mineral. Inicialmente, os criminosos agiam de forma amigável, mas logo começaram a ameaçar os empresários, forçando-os a comprar galões exclusivamente de sua rede de distribuição. Para garantir o cumprimento das regras, a facção cobrava uma taxa ilegal sobre cada galão vendido, prejudicando a operação dos comerciantes e gerando lucro ilícito.

A facção, liderada por Batista, também operava um caminhão para a distribuição de água e utilizava uma empresa de fachada para lavar o dinheiro obtido por meio da extorsão. Parte dos lucros gerados pelo esquema era enviada para o Rio de Janeiro.

Ação Policial e Mandados Cumpridos

Veja Também

A Operação Falso Profeta cumpre um total de 30 ordens judiciais contra a organização criminosa. Entre as ações estão 7 mandados de prisão preventiva, 9 mandados de busca e apreensão e o bloqueio de contas bancárias que podem somar até R$ 1,5 milhão. Além disso, veículos foram sequestrados e atividades econômicas de empresas ligadas à facção foram proibidas. As investigações também identificaram que o grupo criminoso controlava as distribuidoras e aumentava os preços para os consumidores, prejudicando o mercado de água mineral.

Operação Aqua Ilícita: Nova Ação Contra o Grupo

O mesmo grupo criminoso também é alvo de outra operação, a Operação Aqua Ilícita, realizada pelo Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco). Essa operação cumpre 60 mandados de busca e apreensão e 12 mandados de prisão, além do sequestro de bens e valores, incluindo 33 veículos. O foco desta operação é o controle de preços no mercado de água mineral e o impacto econômico causado pela extorsão de comerciantes.

A investigação continua para desmantelar completamente a facção e identificar todos os envolvidos no golpe. A Polícia Civil segue empenhada em combater crimes que afetam a economia local e o bem-estar da população.

Fonte: G1

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

12:22, 13 Fev

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Agora É Rubem e João Campos.
Pergunta

"Vai ter puxadinho no concurso da Guarda?", questiona vereador do PSB que deixou base de João Campos

O parlamentar relembrou a polêmica envolvendo o certame para procurador, conhecida como caso do "fura-fila".

Ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal.
Situação

Ministro Toffoli soma 25 pedidos de impeachment no Senado; três são ligados ao caso do Banco Master

O levantamento considera solicitações já registradas no sistema da Casa e não inclui o pedido anunciado recentemente pelo Partido Novo.

Senador Flávio Bolsonaro.
Posição

Flávio Bolsonaro afirma que, se eleito, manterá Bolsa Família "enquanto as pessoas precisarem"

Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.

mais notícias

+

Newsletter