Pernambuco, 09 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Partido identifica fraude e barra filiação de Lula ao Democracia Cristã

Uma pessoa se identificou como o presidente e tentou realizar o cadastro na legenda utilizando dados verdadeiros do petista.

Ricardo Lélis

13 de agosto de 2026 às 21:39   - Atualizado às 21:39

Lula segura bandeira do PT.

Lula segura bandeira do PT. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Uma tentativa de filiação partidária usando o nome do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi identificada pelo partido Democracia Cristã.

A movimentação ocorreu em meio à investigação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre uma suposta filiação fraudulenta do senador Flávio Bolsonaro (PL) ao partido Missão.

No caso envolvendo Lula, uma pessoa se identificou como o presidente e tentou realizar o cadastro na legenda utilizando dados verdadeiros do petista. A tentativa, contudo, foi percebida pela direção do Democracia Cristã antes que a filiação fosse concluída.

A informação foi divulgada inicialmente pela Folha de S.Paulo e confirmada à CNN pelo presidente nacional do partido, João Caldas. Segundo ele, o procedimento chamou a atenção da executiva da legenda, que conseguiu identificar a irregularidade.

Tentativa de filiação usou dados verdadeiros de Lula

A filiação foi iniciada por meio da página oficial do Democracia Cristã na internet. O responsável pelo preenchimento se passou por Lula e inseriu informações verdadeiras relacionadas ao presidente da República.

Veja Também

Apesar de os dados utilizados serem legítimos, a direção partidária identificou que o procedimento não havia sido realizado pelo próprio petista. Com isso, a tentativa não avançou e Lula não chegou a ser efetivamente filiado ao Democracia Cristã.

O episódio chama atenção porque uma filiação partidária depende da identificação correta do cidadão e do cumprimento de procedimentos previstos pela Justiça Eleitoral. Uma inclusão indevida pode gerar registros que não correspondem à vontade real do eleitor ou do político envolvido.

No caso de Lula, a situação foi interrompida antes de produzir uma mudança efetiva em sua situação partidária. O presidente permanece vinculado ao Partido dos Trabalhadores (PT).

A tentativa envolvendo Lula veio à tona enquanto o TSE apura outro caso de possível filiação partidária irregular. O senador Flávio Bolsonaro, do PL, aparece no centro de uma investigação relacionada a uma suposta filiação ao Missão sem que tivesse manifestado essa intenção.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

22:29, 09 Out

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

PT reúne dez partidos em Pernambuco para organizar campanha de Lula no segundo turno.
Mobilização

PT reúne dez partidos em Pernambuco para organizar campanha de Lula no segundo turno

O encontro definiu um calendário de atividades e uma coordenação conjunta para articular a mobilização das legendas em diferentes territórios do estado.

Flávio dino sobre emendas Pix.
Evidências

Dino expõe relatório com ameaça de assassinato contra ministros do STF: "já vai levar chumbo"

Uma das mensagens, que teve o autor ocultado por uma tarja preta, diz que o magistrado será "o primeiro a ser fuzilado", em razão de "ter proibido o acesso às armas". 

Flávio Bolsonaro e Lula
Eleições

Atlas/Bloomberg: Flávio Bolsonaro tem 51,1% contra 45,7% de Lula no 2º turno

A pesquisa ouviu 5.026 respondentes online entre 3 e 8 de outubro. O nível de confiança é de 95%.

mais notícias

+

Newsletter