Pernambuco, 21 de Março de 2025

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

PAGAMENTO DO 13° SALÁRIO dos servidores de PERNAMBUCO; veja data

14 de novembro de 2023 às 11:32

Com a chegada do mês novembro cresce a expectativa sobre o pagamento do 13° salário dos trabalhadores e em especial os servidores de Pernambuco.

Na segunda semana de janeiro, exatamente com 18 dias após tomar posse como governadora, Raquel Lyra (PSDB) divulgou o calendário completo de pagamento dos salários de todos os servidores ativos, inativos e pensionistas do Poder Executivo estadual (civis e militares) para o ano de 2023.

O Portal de Prefeitura ouviu o advogado trabalhista e previdenciarista, Dr. Ney Araújo, especialista nesta área, que detalhou que a data da primeira parcela do benefício deve ser paga até 30 de novembro (sem descontos). Já a segunda parcela precisa ser paga até 20 de dezembro (com desconto do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) e do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Caso o empregador não escolha pelo pagamento em duas parcelas, o 13° salário deve ser pago em valor único até o dia 20 de dezembro com os descontos.

Diferente das divulgações mês a mês realizadas até o ano passado, a medida do novo governo teve como objetivo garantir aos servidores um maior planejamento em relação ao recebimento dos seus vencimentos, proventos e pensões e garante mais transparência na relação com a gestão.

O detalhamento foi publicado no Diário Oficial do Estado, através de portaria da Secretaria de Administração.

Na ocasião, a governadora destacava que a medida ressaltava a diretriz de valorização dos servidores públicos, objetivo da nova gestão.

“Como sempre digo, a gente não faz nada sozinho. Hoje a gente divulga o calendário de pagamento dos servidores para o ano inteiro e, com isso, a gente garante previsibilidade para que o servidor, sua família, possa saber exatamente o dia que o dinheiro vai cair na conta. É com respeito ao servidor que vamos mudar Pernambuco”, explica.

Segundo a secretária de Administração do Estado, Ana Maraíza de Souza Silva, o calendário prevê o pagamento dos salários de todos os servidores do Governo Estadual até o último dia útil de cada mês trabalhado.

“O calendário respeita a previsibilidade e garante o pagamento dentro do mês trabalhado. Seguindo a orientação da governadora, estamos trabalhando para fazer uma gestão que contemple e respeite o servidor”, informa.

Conforme os dados da Secretaria de Administração, a folha do Governo do Estado de Pernambuco – com dados de dezembro de 2022 – conta com 231,4 mil matrículas, sendo 128,1 mil de ativos e 103,3 mil de inativos (76,6 mil aposentados e 26,7 mil pensionistas).

Até dezembro de 2022, a administração estadual não tinha uma data certa para divulgar o calendário mensal do pagamento de salários. Os servidores eram comunicados da data a dias do pagamento dos salários.

O que diz a SAD?

De acordo com o calendário informado no início do ano e confirmado pela Secretaria de Administração ao site Portal de Prefeitura, segue a programação de pagamento do 13º salário dos servidores em valor único com os devidos descontos para o dia 20 de dezembro.

Continue lendo...

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

08:05, 21 Mar

Descrição da imagem

30

°c

Fonte: OpenWeather

Descrição da Imagem

Enquete

Como você avalia o governo Lula?

Notícias Relacionadas

Lula e Jair Bolsonaro.
Diferença

PL terá 77 vezes mais verba em emendas de comissão na Câmara Federal do que PT

As comissões presididas pelo partido de Bolsonaro terão R$ 6,7 bilhões à disposição. Já a sigla de Lula terá R$ 87,5 milhões.

Kaio Maniçoba e Paulo Nery
Troca

Kaio Maniçoba vai substituir Paulo Nery na Secretaria de Turismo de Pernambuco

Com a nomeação para o cargo no governo estadual, a primeira suplente do Partido Progressista, Roberta Arraes, assumirá sua vaga na Alepe.

O presidente Donald Trump recebe oração de líderes religiosos no Salão Oval da Casa Branca.
Religião

Pastores dos EUA se reúnem na Casa Branca para orar por Donald Trump

Momento de oração no Salão Oval envolve pastores e líderes de diversas denominações cristãs, com apoio ao presidente.

mais notícias

+

Newsletter