Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

KIDS PRETO: Padre indiciado pela PF criou oração do GOLPE

Nas mensagens, o católico inclue nomes do Ministro da Defesa e de outros 16 generais.

27 de novembro de 2024 às 10:24   - Atualizado às 10:56

Foto: Arte/Portal de Prefeitura

Um dos 37 indiciados pela Polícia Federal (PF), O padre católico José Eduardo de Oliveira e Silva, da Diocese de Osasco, na Grande São Paulo, através do WhatsApp, criou e compartilhou mensagens como "oração ao golpe", logo após as eleições presidenciais. As mensagens foram enviadas no dia 3 de novembro de 2022. 

Segundo o relatório da PF, na mensagem com a oração enviada, o líder religioso pede que "todos os brasileiros, católicos e evangélicos" incluam nomes do Ministro da Defesa e de outros 16 generais quatro estrelas.

A mensagem contém o trecho:

"pedindo para que Deus lhes dê a coragem de salvar o Brasil, lhes ajude a vencer a covardia e os estimule a agir com consciência histórica e não apenas como funcionários público de farda (...)".

A investigação aponta também que a  mensagem com o pedido de oração, enviada para um contato chamando de Frei Gilson, demonstra que José Eduardo, após a derrota do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nas urnas, "já disseminava a ideia de um golpe de Estado apoiado pelas Forças Armadas, para manter o então presidente no poder e impedir a posse do governo eleito".

O líder religioso ainda envia uma mensagem a Frei Gilson, pedindo que envie a oração para "pessoas de estrita confiança". Segundo a PF, isso evidenciou que o padre sabia da "ilicitude do conteúdo".

Veja Também

José Eduardo é citado como integrante do núcleo jurídico do esquema. Segundo o ministro Alexandre de Moraes, o núcleo assessorava os membros do suposto plano de golpe de estado na elaboração de minutas de decretos com fundamentação jurídica e doutrinária que atendessem aos interesses golpistas.

De acordo com a Polícia Federal, o padre supostamente participou de uma reunião no dia 19 de novembro de 2022, com Filipe Martins e Amauri Feres Saad – outros dois indiciados- como indicam os controles de entrada e saída do Palácio do Planalto.

O encontro, segundo o inquérito da PF, fazia parte de uma série de discussões convocadas pelo ex-presidente Jair Bolsonaro para "tratativas com militares de alta patente sobre a instalação de um regime de exceção constitucional."

Filipe Martins era ex-assessor especial de Bolsonaro e foi preso pela PF em fevereiro. Durante a operação em fevereiro, o padre José Eduardo de Oliveira e Silva foi informado pela PF que terá que cumprir medidas cautelares para não ser preso.

O religioso é conhecido nas redes sociais por gravar vídeos no Youtube discutindo guerra cultural, aborto e a influência ruim das músicas e divas pop na vida de crianças e adolescentes. 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

22:12, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
Parecer

Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

mais notícias

+

Newsletter