Obra da Barragem Engenho Pereira avança. Foto: Divulgação
As obras da Barragem Engenho Pereira seguem em ritmo acelerado no município de Moreno, na Região Metropolitana do Recife. Após anos de paralisação, o empreendimento voltou a avançar e já apresenta os primeiros trabalhos de fundação para a construção do reservatório, que terá capacidade para armazenar 26 milhões de metros cúbicos de água.
Nesta quinta-feira, 11 de junho, o presidente da Compesa, Douglas Nóbrega, visitou o canteiro de obras acompanhado pelo diretor de Engenharia da companhia, Artur Correia, além de técnicos responsáveis pelo acompanhamento do projeto. A visita teve como objetivo verificar o andamento dos serviços e acompanhar a execução das etapas iniciais da construção.
A barragem integra o programa Águas de Pernambuco, iniciativa do Governo do Estado voltada para ampliar a oferta de água e fortalecer a infraestrutura hídrica em diferentes regiões pernambucanas. O empreendimento também desempenhará papel importante no controle das cheias do Rio Jaboatão, além de contribuir para o abastecimento humano.
Com investimento de R$ 140 milhões, a obra beneficiará diretamente cerca de 740 mil moradores dos municípios de Moreno e Jaboatão dos Guararapes. A expectativa do governo estadual é concluir a barragem dentro do prazo previsto de 20 meses.
Além da construção do reservatório, o projeto contempla a implantação de um sistema adutor que permitirá a distribuição da água armazenada. Essa etapa contará com investimento estimado em R$ 90 milhões e atualmente está em fase de licitação.
A retomada da Barragem Engenho Pereira representa um passo importante para uma obra aguardada há muitos anos por moradores da Região Metropolitana do Recife. O empreendimento voltou a ganhar impulso dentro do planejamento estadual para ampliar a segurança hídrica e reduzir impactos provocados por períodos de chuvas intensas.
A localização estratégica da barragem permitirá atuação em duas frentes importantes. A primeira envolve o armazenamento de água para reforçar o abastecimento da população. A segunda está relacionada ao controle do volume do Rio Jaboatão durante períodos de maior precipitação.
Nos últimos anos, moradores de áreas próximas ao rio enfrentaram situações de preocupação durante períodos de chuvas fortes. Por isso, a construção do equipamento também surge como uma medida voltada para ampliar a proteção da população.
Durante a visita técnica, representantes da Compesa acompanharam o avanço das atividades já executadas no local. A empresa estadual atua diretamente no acompanhamento da obra e também será responsável pelas futuras etapas relacionadas ao sistema de distribuição de água.
Segundo o presidente da Compesa, Douglas Nóbrega, a barragem terá papel relevante tanto para o abastecimento quanto para a proteção dos moradores das áreas impactadas pelo Rio Jaboatão.
2
3
00:55, 14 Ago
26
°c
Fonte: OpenWeather
A composição reforça a proposta de um grupo plural, com representatividade política, social e regional.
Uma pessoa se identificou como o presidente e tentou realizar o cadastro na legenda utilizando dados verdadeiros do petista.
O gestor municipal destacou a atuação do deputado federal na saúde, especialmente na implantação do primeiro hospital de câncer do Sertão do Araripe.
mais notícias
+