Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Nordeste é a região que mais acredita que Bolsonaro participou de trama golpista, diz Genial/Quaest

O levantamento, realizado entre os dias 13 e 17 de agosto, revela uma leve alta na percepção nacional de que o ex-presidente participou do plano.

Fernanda Diniz

25 de agosto de 2025 às 13:09   - Atualizado às 13:36

Jair Bolsonaro com a bandeira de Pernambuco

Jair Bolsonaro com a bandeira de Pernambuco Foto: Rodolfo Kosta/Portal de Prefeitura

A Região Nordeste é onde mais se acredita que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) participou da tentativa de golpe de Estado para impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta segunda-feira, 25 de agosto, 62% dos nordestinos afirmam que Bolsonaro teve envolvimento direto na trama golpista, enquanto apenas 26% negam essa participação.

O levantamento, realizado entre os dias 13 e 17 de agosto, revela uma leve alta na percepção nacional de que o ex-presidente participou do plano. Em março de 2025, 49% dos entrevistados acreditavam na participação de Bolsonaro; agora, esse número subiu para 52%. Por outro lado, 36% não veem envolvimento do ex-mandatário ante 35% na pesquisa anterior.

A região Sul segue como a única em que o porcentual dos que negam a participação de Bolsonaro (46%) é maior que o dos que a confirmam (43%). No Sudeste, 52% veem envolvimento e 36% não. No Centro-Oeste/Norte, 47% acreditam na participação, contra 40% que a rejeitam.

A pesquisa também traçou o perfil por religião. Entre os evangélicos, a maioria (54%) nega a participação de Bolsonaro no plano de golpe, enquanto 34% acreditam que houve envolvimento. Já entre os católicos, o cenário se inverte: 59% afirmam que o ex-presidente participou da trama, e 30% dizem que não.

Veja Também

Além disso, 86% dos brasileiros já estão cientes de que Bolsonaro virou réu no Supremo Tribunal Federal (STF), acusado de planejar um golpe de Estado após a derrota nas eleições de 2022. O julgamento, sob relatoria do ministro Cristiano Zanin, ocorrerá em sessões extraordinárias marcadas para os dias 2, 3, 9, 10 e 12 de setembro.

A pesquisa Genial/Quaest entrevistou 2.004 pessoas, presencialmente, em todas as regiões do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

11:25, 13 Fev

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Agora É Rubem e João Campos.
Pergunta

"Vai ter puxadinho no concurso da Guarda?", questiona vereador do PSB que deixou base de João Campos

O parlamentar relembrou a polêmica envolvendo o certame para procurador, conhecida como caso do "fura-fila".

Ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal.
Situação

Ministro Toffoli soma 25 pedidos de impeachment no Senado; três são ligados ao caso do Banco Master

O levantamento considera solicitações já registradas no sistema da Casa e não inclui o pedido anunciado recentemente pelo Partido Novo.

Senador Flávio Bolsonaro.
Posição

Flávio Bolsonaro afirma que, se eleito, manterá Bolsa Família "enquanto as pessoas precisarem"

Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.

mais notícias

+

Newsletter