Pernambuco, 25 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Nísia Trindade: "Lula achava importante uma mudança de perfil à frente do Ministério da Saúde"

O presidente decidiu demitir a ministra e anunciou Alexandre Padilha como novo titular da pasta.

Everthon Santos

26 de fevereiro de 2025 às 11:21   - Atualizado às 11:21

Presidente Lula escutando a ministra da saúde Nísia Trindade falar no microfone.

Presidente Lula escutando a ministra da saúde Nísia Trindade falar no microfone. Foto: José Cruz/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu substituir a ministra da Saúde, Nísia Trindade, e anunciou Alexandre Padilha como novo titular da pasta. A demissão foi comunicada a Nísia na terça-feira, 25 de fevereiro, durante uma reunião no Palácio do Planalto.

Segundo a ministra, Lula justificou a mudança como uma necessidade de "alteração de perfil" para a condução do ministério. Contudo, a troca será oficializada em cerimônia marcada para o dia 6 de março.

Veja Também

Na manhã desta quarta-feira (26), Nísia conversou com jornalistas em frente ao Ministério da Saúde e afirmou que recebeu a decisão com serenidade. Sendo assim, a ex-ministra destacou que o presidente a agradeceu pelo trabalho realizado e reforçou que mudanças no comando dos ministérios fazem parte da dinâmica governamental.

"A conversa com o presidente tem o tom dele me comunicar sua avaliação desse segundo momento do governo, vamos dizer assim. Contudo, ele achava importante uma mudança de perfil à frente do Ministério da Saúde e me agradeceuo pelo trabalho realizado", afirmou Nísia.

Lula argumentou que o momento exige maior equilíbrio entre as dimensões técnica e política. A declaração sugere que a substituição está ligada à necessidade de maior articulação política no Ministério da Saúde. Sendo assi,, Alexandre Padilha, atual ministro das Relações Institucionais, assume o cargo com esse foco.

Sobretudo, o novo ministro já comandou a pasta entre 2011 e 2014, durante o governo de Dilma Rousseff (PT), e tem experiência na interlocução com o Congresso Nacional.

Saída de Nísia Trindade

A saída de Nísia ocorre após uma série de desafios enfrentados pelo Ministério da Saúde. Entre as principais questões estão a ampliação da vacinação, o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e a implementação de políticas para reduzir a fila de cirurgias eletivas. Nos bastidores, aliados do governo apontavam dificuldades na articulação política da ex-ministra, o que pode ter influenciado a decisão de Lula.

Mesmo deixando o cargo, Nísia afirmou que sua trajetória à frente do ministério não foi questionada. Dessa forma, a ex-ministra destacou que vê a substituição como parte do jogo político e garantiu que continuará defendendo o fortalecimento do SUS. 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

09:14, 25 Ago

Imagem Clima

29

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

O candidato do PL à Presidência da República, Flávio Bolsonaro e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Declaração

Flávio Bolsonaro diz que PT ameaça liberdade de expressão e que seu pai é "último obstáculo" contra ditadura no Brasil

Flávio também afirmou que Lula "faz mais mal para o Brasil do que a pandemia". Para justificar a declaração, mencionou o endividamento da população e o aumento dos gastos públicos.

O deputado federal e candidato ao Senado Eduardo da Fonte (PP/UP) e a prefeita de Sertânia, Pollyanna Abreu.
Eleições

Eduardo da Fonte recebe apoio de Pollyanna Abreu, prefeita de Sertânia, para candidatura ao Senado

A prefeita declarou apoio ao deputado federal nesta segunda-feira, 24 de agosto, fortalecendo a base municipal da candidatura no Sertão de Pernambuco.

O ex-governador de Minas Gerais e candidato à Presidência da República, Romeu Zema (Novo).
Vídeo

Errou? Zema comete gafe em sabatina da TV Globo ao dizer que tem "programas contra as mulheres"

A declaração ocorreu quando o candidato apresentava propostas que, segundo ele, foram desenvolvidas para combater a violência doméstica e ampliar a proteção às vítimas.

mais notícias

+

Newsletter