Pernambuco, 25 de Março de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Nikolas chama de "heresia nível máximo" gesto de padre que negou comunhão a apoiadores do deputado

O deputado ainda diz que o religioso "condicionou a eucaristia a apoiá-lo ou não" e indaga sobre o que ele incomoda nas pessoas.

Gabriel Alves

09 de fevereiro de 2026 às 11:40   - Atualizado às 11:40

Nikolas Ferreira em vídeo resposta e padre que negou comunhão a fiéis apoiadores do deputado.

Nikolas Ferreira em vídeo resposta e padre que negou comunhão a fiéis apoiadores do deputado. Fotos: Redes Sociais/Reprodução e Diocese de Caratinga/Reprodução. Arte: Portal de Prefeitura

Em suas redes sociais, o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) publicou um vídeo resposta sobre o gesto do padre Flávio Ferreira Alves, da Paróquia Santa Efigênia, na cidade de Córrego Novo, interior de Minas Gerais, que negou a comunhão aos fiéis que apoiam o parlamentar durante uma missa realizada no domingo, 8 de fevereiro. (veja vídeo abaixo)

"Esse disparato foi um dos vídeos mais bizarros que eu já vi, porque, claro, eu já vi pessoas usando do altar para poder criticar políticos ou políticas, seja de direita ou de esquerda, padres e pastores. Mas o que esse padre fez aqui em Minas Gerais foi algo muito além disso", comentou Nikolas.

O deputado ainda diz que o religioso "condicionou a eucaristia a apoiá-lo ou não" e indaga sobre o que ele incomoda nas pessoas. 

"Ele condicionou a Eucaristia, que dentro da Igreja Católica é o maior sacramento, o momento de maior comunhão com Cristo, ele condicionou isso a me apoiar ou não. Se você não me apoia, então você pode ter comunhão com Cristo. Se você me apoia, você não pode ter comunhão com Cristo. Sério, eu preciso lembrar as pessoas que eu sou um simples deputado federal. O que nessas pessoas que eu estou incomodando tanto para elas se sentirem incomodadas no momento do culto? Elas fazerem esse tipo de crítica e de. E até mesmo heresia a nível máximo", diz o deputado.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Falas do padre

"Tem católico concordando com Nikolas. Vou falar uma coisa grave, se você concorda com o Nikolas, que não quer dar botijão de gás para o pobre, por favor, saia da igreja agora. Você não merece receber a eucaristia", disse o padre.

Veja Também

As declarações de Flávio se referem ao voto do parlamentar contrário à Medida Provisória (MP) n° 1.313/2025, que alterou as regras do Gás dos Brasileiros, auxílio destinado a famílias de baixa renda. A nova versão do programa, chamado Gás do Povo, substitui o repasse em dinheiro por uma retirada física do botijão em locais credenciados pelo Governo Federal.

A Diocese de Caratinga, responsável pela paróquia, divulgou uma nota após o ocorrido. Confira abaixo:

"A Diocese de Caratinga, por meio de seu Bispo Diocesano e em comunhão com todo o clero, vem a público manifestar-se acerca do fato isolado ocorrido durante a celebração da Eucaristia na Paróquia Santa Efigênia, em Córrego Novo e Pingo D'água, envolvendo o Padre Flávio Ferreira Alves.

A Igreja Católica de nossa Diocese de Caratinga reafirma seu compromisso inabalável com o livre exercício da democracia e com o respeito à pluralidade de opiniões. O ambiente litúrgico deve ser, primordialmente, um espaço de acolhida, paz e oração, onde todos os fiéis se sintam integrados à comunhão com Cristo, independentemente de suas convicções políticas individuais. Informamos que o Padre Flávio Ferreira Alves reconhece que sua fala, proferida em um momento de forte emoção, não condiz com as orientações pastorais da Igreja.

O sacerdote expressa seu profundo arrependimento e pede perdão a toda a comunidade e aos fiéis que se sentiram ofendidos ou excluídos por suas palavras. A Igreja ensina que a Eucaristia é o sacramento da unidade e não deve ser utilizada como instrumento de divisão ou segregação.

Diante do ocorrido, a Diocese de Caratinga assume o compromisso de tomar as devidas providências necessárias para que episódios dessa natureza não voltem a ocorrer, preservando a sacralidade da Missa. Reiteramos a nossa responsabilidade com o diálogo aberto na comunidade para restaurar o clima de fraternidade e respeito mútuo. A Diocese de Caratinga clama ao Espírito Santo que nos conduza pelo caminho da reconciliação e que a nossa fé seja sempre um elo que nos une no amor de Deus."

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

10:38, 25 Mar

Imagem Clima

30

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Flávio Bolsonaro e Lula.
Estudo

Pesquisa Atlas/Bloomberg: Flávio registra 47,6% e Lula 46,6% das intenções de voto no segundo turno

Como a margem de erro é de um ponto porcentual para mais ou para menos, os dois estão empatados tecnicamente.

Presidente Lula durante discurso.
Dados

Pesquisa Atlas/Bloomberg: desaprovação de Lula sobe para 53,5%

A margem de erro é de 1 ponto porcentual para mais ou para menos e o nível de confiança da pesquisa é de 95%.

Thierry Cupertino ao lado de Eduardo e Lula da Fonte.
Bastidores

Thierry Cupertino oficializa pré-candidatura a deputado estadual pelo PP de Eduardo da Fonte

Thierry é secretário de Governo da gestão municipal e integra uma nova geração de lideranças políticas.

mais notícias

+

Newsletter