Nikolas Ferreira e Jair Bolsonaro. Foto: Reprodução
O deputado federal Nikolas Ferreira (PL) ridicularizou a denúncia feita pela Procuradoria-Geral de República que aponta o ex-presidente Jair Bolsonaro por tentativa de golpe. Durante uma sessão no Plenário, realizada na última quarta-feira, 19 de fevereiro, o parlamentar defendeu o ex-presidente e afirmou: "Golpe é meu ovo, que tá caro".
Além disso, o deputado classificou a denúncia da PGR como "digna de Hollywood". Ele destacou diversos acontecimentos que, em sua opinião, são as verdadeiras tentativas de golpe. Ainda no mesmo discurso, Nikolas chamou o presidente Lula de "vagabundo" e "mentiroso". O deputado também apontou a eleição do petista como golpe.
“Vocês estão de sacanagem? Olha o nível de credibilidade do roteiro digno de Hollywood do Gonet, ao dizer que tinha um ex-presidente querendo matar o Lula (PT) sem provas disso”
A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou na terça-feira, 18 de fevereiro, o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais 33 pessoas ao Supremo Tribunal Federal (STF). As autoridades acusaram de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e organização criminosa.
A acusação também envolve outros militares, entre eles Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil, e Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro.
As acusações da procuradoria estão baseadas no inquérito da Polícia Federal (PF). O inquérito, em novembro do ano passado, indiciou o ex-presidente no âmbito do chamado inquérito do golpe. As investigações concluíram pela existência de uma trama golpista para impedir o terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A denúncia será julgada pela Primeira Turma do Supremo. Este colegiado é composto pelo relator, Alexandre de Moraes, e os ministros Flávio Dino, Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Luiz Fux.
Se a maioria dos ministros aceitar a denúncia, Bolsonaro e os outros acusados viram réus e passam a responder a uma ação penal no STF. Pelo regimento interno da Corte, cabe às duas turmas do Tribunal julgar ações penais. Como o relator integra a Primeira Turma, o colegiado julgará a acusação.
O tribunal ainda não definiu os dados do julgamento. Considerando os trâmites legais, o caso pode ser julgado ainda neste primeiro semestre de 2025.
Da redação do Portal de Prefeitura com informações da Agência Brasil
2
18:50, 13 Fev
26
°c
Fonte: OpenWeather
Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.
A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.
Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.
mais notícias
+