Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Nikolas Ferreira cita Olavo de Carvalho após risada de Boulos: "Risadinha é argumento de..."

Durante um debate na CNN, Nikolas criticou uma suposta acusação de que parlamentares de direita teriam relação com o crime organizado.

Fernanda Diniz

29 de agosto de 2025 às 17:55   - Atualizado às 18:56

Nikolas Ferreira e Boulos.

Nikolas Ferreira e Boulos. Arte: Portal de Prefeitura

O embate entre os deputados Guilherme Boulos (PSOL-SP) e Nikolas Ferreira (PL-MG) voltou a chamar atenção nas redes sociais nesta semana. (Vídeo abaixo)

Durante um debate na CNN, Nikolas criticou uma suposta acusação de que parlamentares de direita teriam relação com o crime organizado e reagiu a uma risada de Boulos, citando o escritor Olavo de Carvalho.

“Você acusar um deputado de ter uma relação, de ter ajudado o crime organizado, é algo muito sério. As suas risadas, como diria Olavo: risadinha é argumento de...”, afirmou Nikolas, em tom de confronto.

Veja vídeo: 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A menção faz referência a uma frase famosa de Olavo de Carvalho, utilizada com frequência por seus seguidores para criticar opositores.

Em postagem antiga, o escritor dizia que "Risinho de deboche é argumento de puta”, em referência a quem responde críticas com ironia ou desprezo, em vez de argumentos sólidos.

Veja Também

Lula afirma que Nikolas Ferreira defendeu o crime organizado

Durante entrevista concedida à rádio Itatiaia nesta sexta-feira, 29 de agosto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comentou sobre a megaoperação que atingiu organizações criminosas envolvidas com adulteração de combustíveis e lavagem de dinheiro.

Sem citar diretamente nomes, Lula afirmou que um deputado federal fez campanha contra mudanças no sistema financeiro para "defender o crime organizado". A fala foi uma referência ao vídeo publicado por Nikolas Ferreira (PL-MG) no início do ano.

"Tem um deputado que fez uma campanha contra as mudanças que a Receita Federal propôs e agora está provado que o que ele estava fazendo era defender o crime organizado e nós não vamos dar trégua para o crime organizado", disse Lula, em referência a um vídeo em que Nikolas acusava o governo de querer taxar o Pix.

O vídeo citado alcançou mais de 336 milhões de visualizações e viralizou ao acusar o governo federal de tentar “taxar o Pix”. Segundo Lula, a Receita Federal já havia proposto mudanças com o objetivo de combater crimes financeiros e rastrear transações suspeitas, principalmente em plataformas digitais.

"Naquele tempo a mudança era para combater o crime organizado. Agora, nós vamos colocar as fintechs com uma apuração mais rígida, porque nós descobrimos que tem muita gente ligada ao crime organizado", afirmou Lula.

Lula defendeu o endurecimento das ações contra movimentações financeiras que escapam da fiscalização. Ele afirmou que a campanha de desinformação contra o Pix teve como efeito colateral o enfraquecimento dos mecanismos de rastreamento, o que teria beneficiado atividades ilícitas.

Sem mencionar nomes, o presidente disse que o parlamentar em questão atuou para “defender o crime organizado”. Ainda durante a entrevista, Lula classificou como histórica a operação integrada que aconteceu na quinta-feira, 28 de agosto, e envolveu diversos estados do país.

“Essa foi a mais importante da história. Agora o governo começou a agir fortemente contra o crime organizado”, declarou.

Megaoperação mira fraudes com combustíveis

A ofensiva contra o crime organizado aconteceu de forma simultânea em São Paulo, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro e Santa Catarina.

A ação teve a participação da Polícia Federal, do Ministério Público de São Paulo, do Ministério Público Federal, da Polícia Civil, da Polícia Militar e de outros órgãos. Segundo as autoridades, a facção Primeiro Comando da Capital (PCC) estaria envolvida com fraudes fiscais, ambientais e financeiras no setor de combustíveis.

Durante a operação, os agentes cumpriram mandados de busca e apreensão e mandados de prisão preventiva. A Polícia Federal prendeu seis pessoas e apreendeu diversos documentos e materiais para análise. A força-tarefa também identificou movimentações suspeitas ligadas a empresas de fachada e plataformas digitais pouco reguladas.

Notícia-crime contra Nikolas Ferreira chega à PGR

Na noite de quinta-feira, 28 de agosto, o deputado federal Rogério Correia (PT-MG) formalizou uma notícia-crime junto à Procuradoria-Geral da República contra o também deputado Nikolas Ferreira. O petista acusa o parlamentar de ter disseminado informações falsas sobre o sistema financeiro nacional, o que teria facilitado esquemas de lavagem de dinheiro.

No documento, Correia afirma que a publicação com milhões de visualizações incentivou o uso de dinheiro vivo e enfraqueceu os mecanismos de rastreamento financeiro. Segundo ele, a fala de Nikolas contribuiu para que o crime organizado encontrasse brechas regulatórias para operar no país.

“O noticiado [Nikolas] contribuiu de forma decisiva para criar brechas regulatórias e comportamentais que fragilizam os mecanismos de rastreamento digital”, diz um trecho da ação. Correia ainda afirma que o discurso do parlamentar fortaleceu a “infraestrutura paralela do crime organizado” e dificultou o trabalho das autoridades.

Governo promete rigor contra atuação de facções

Lula também comentou as críticas feitas por políticos da direita, que acusam o governo de ser leniente com o crime organizado.

“Nós vamos mostrar a cara de quem faz crime organizado”, afirmou o presidente. Em tom mais direto, ele mandou um recado ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL): “Que tome cuidado”.

Segundo o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, a ofensiva foi apenas o início de uma atuação mais intensa contra redes criminosas que atuam em setores da economia. As autoridades planejam novas ações com foco em movimentações financeiras atípicas e empresas envolvidas em fraudes estruturadas.

Veja vídeo

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

06:40, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Senador Flávio Bolsonaro.
Posição

Flávio Bolsonaro afirma que, se eleito, manterá Bolsa Família "enquanto as pessoas precisarem"

Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.

Vereadora do PSOL, Jô Cavalcanti, alvo de ataques e prefeito do Recife, João Campos.
Vídeo

Vereadora do PSOL sofre ataques nas redes sociais após assinar CPI para investigar João Campos

A psolista justificou, na terça (10), o voto favorável à CPI que vai investigar possíveis irregularidades no concurso público para Procurador-Geral do município.

Faixada da Petrobras
Petroquímica

Petrobras abre mão de controlar Braskem e mantém participação minoritária

A companhia foi criada em agosto de 2002 pela integração de seis empresas da Organização Odebrechte do Grupo Mariani.

mais notícias

+

Newsletter