Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

"Não vamos crescer menos de 3%", afirma Haddad sobre o PIB para 2024

O ministro também falou que o País tem muito a comemorar, e fez uma retrospectiva sobre as previsões iniciais para atividade econômica neste ano, quando o mercado projetava que o Brasil só cresceria 1,5% neste ano.

Isabella Lopes

11 de setembro de 2024 às 16:02   - Atualizado às 16:04

Ministro da Fazenda, Fernando Haddad

Ministro da Fazenda, Fernando Haddad Foto: Rovena Rosa/ Agência Brasil

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, voltou a afirmar que o Brasil deve crescer pelo menos 3% neste ano. Mais cedo, ele já havia dito que a pasta irá revisar sua projeção para 2024, prevendo uma taxa de crescimento de pelo menos 3%, o que, segundo ele, também reflete um "êxito" do governo em reorganizar as contas públicas.

"Estamos logrando êxito no sentido de reorganizar as contas públicas. Neste ano já contratamos crescimento de pelo menos 3%, não vamos crescer menos de 3%, e temos tudo para continuar crescendo em patamar superior à média internacional", disse Haddad em cerimônia de anúncio no Planalto sobre investimentos na área de transformação digital e indústria, repetindo que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva herdou uma "tarefa difícil" de reequilibrar as contas, desorganizadas nos últimos dez anos. "Vai exigir muito esforço da sociedade, e tem tido a colaboração do Congresso e do Judiciário", comentou.

Entre no nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

O ambiente macroeconômico foi citado pelo ministro como uma "primeira camada" importante para fazer a economia funcionar bem Haddad relembrou que o Brasil saiu da 6ª para 12ª posição entre as economias globais, e que já houve uma recuperação, para a 8ª posição.

"Três agências de risco já mudaram nota para maior, isso vai continuar. Basta respeitar a legislação que nós mesmos oferecemos ao Congresso, aprovada, que é o novo arcabouço fiscal, que dá segurança que vamos equilibrar contas e garantir ambiente macroeconômico saudável", disse.

Haddad sobre o mercado 

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse ser dever da pasta garantir que os 3% de crescimento projetados para este ano sejam continuados no futuro e inclusive superados.

Veja Também

"É isso que é o dever do Ministério da Fazenda, garantir que os 3% se transformem em 3,5%, 4%, que não seja voo de galinha, temporário, mas sustentável, que esse sim vai garantir crescimento, equilíbrio fiscal e distribuição de renda", disse em cerimônia no Palácio do Planalto.

Haddad afirmou ainda que o País tem muito a comemorar, e fez uma retrospectiva sobre as previsões iniciais para atividade econômica neste ano, quando o mercado projetava que o Brasil só cresceria 1,5% em 2024.

"E isso crescemos num trimestre só. Não podemos negar os desafios colocados, mas negar as oportunidades que o país tem é crime de lesa-pátria, não podemos aceitar o pessimismo chegar a esse nível", disse Haddad, para quem as reuniões do governo com o setor produtivo mostram que os atores privados entenderam a janela de oportunidade aberta no momento.

O chefe da equipe econômica também ressaltou a importância das reformas que modificam a intermediação financeira do Brasil, com melhoria nos segmentos de crédito e seguros, relembrando ainda os efeitos do novo marco de garantias na redução dos spreads.

"Tem série de medidas transversais que ajudam a todos os setores prosperar. Vamos também aprovar o crédito de carbono no Senado. Tivemos o marco das garantias, um conforto que dá aos financiadores no sentido de fazer prosperar vendas a crédito com segurança jurídica necessária para reduzir os spreads, que é o que ocorre no momento, spread caindo, venda aumentando, e isso pode deflagrar processo sustentável de crescimento da economia", disse ele.

Estadão Conteúdo 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

15:07, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

Agora É Rubem e João Campos.
Pergunta

"Vai ter puxadinho no concurso da Guarda?", questiona vereador do PSB que deixou base de João Campos

O parlamentar relembrou a polêmica envolvendo o certame para procurador, conhecida como caso do "fura-fila".

mais notícias

+

Newsletter