Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

MPE pede a cassação e inelegibilidade do prefeito de Pesqueira, Cacique Marcos Xukuru, e sua vice

O ex-prefeito do município, Sebastião Leite, também está sendo acusado de usar a máquina pública para favorecer a candidatura do atual gestor.

Jameson Ramos

08 de maio de 2025 às 09:48   - Atualizado às 09:50

Prefeito Marcos e a vice-prefeita de Pesqueira Cilene Martins.

Prefeito Marcos e a vice-prefeita de Pesqueira Cilene Martins. Foto: Montagem/Portal/Divulgação

O Ministério Público Eleitoral (MPE) emitiu um parecer favorável à cassação do mandato do prefeito de Pesqueira, Cacique Marcos Xukuru (Republicanos) e da sua vice, Cilene Martins (PT), também conhecida como Cilene do Sindicato. O documento foi publicado na quarta-feira, 7 de maio (confira abaixo).

A Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) também pede que a Justiça Eleitoral da 55ª Zona Eleitoral declare o ex-prefeito de Pesqueira, Sebastião Leite Silva Neto, além do atual gestor e a sua vice, inelegíveis por oito anos. O MPE alega que os acusados praticaram abuso de poder político e econômico durante o processo eleitoral de 2024. 

Em seu parecer, o promotor de Justiça Eleitoral, Sérgio Roberto Almeida Feliciano, alega que o então prefeito Sebastião Leite da Silva usou a máquina pública para beneficiar as candidaturas do Cacique Marcos e Cilene Martins na disputa pela Prefeitura de Pesqueira.

Para isso, Sebastião teria iniciado obras de pavimentação asfáltica em trecho da Avenida Ésio Araújo, no Bairro Baixa Grande, na véspera do pleito (05/10/2024), cumprindo uma promessa de campanha do Cacique Marcos. 

De acordo com o promotor, as obras teriam sido paralisadas no dia seguinte à eleição (07/10/2024), "conduta que configuraria abuso de poder com gravidade suficiente para macular a lisura das eleições". 

Veja Também

"A conduta de Sebastião Leite, ao utilizar sua posição e os meios da administração para iniciar obra de grande impacto na véspera da eleição, com o fito de favorecer seus aliados políticos, viola os princípios da impessoalidade, da moralidade administrativa e compromete a legitimidade e a normalidade das eleições, configurando abuso do poder de autoridade", detalha o promotor Sérgio Roberto. 

"Os candidatos Marcos Luidson de Araújo e Cilene Martins de Lima foram os beneficiários diretos dessa conduta abusiva", complementa.

O Ministério Público Eleitoral determinou que a Presidência da Câmara Municipal de Pesqueira seja comunicada, além do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, para que tomem as devidas providências - incluindo a eventual realização de novas eleições no município após o trânsito em julgado.

Confira o documento:

 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

22:55, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
Parecer

Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

mais notícias

+

Newsletter