Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Movimento Vida Além do Trabalho organiza panfletaços a favor do FIM da ESCALA 6x1

O objetivo principal é reforçar a importância de uma mudança estrutural nas condições de trabalho no país.

Everthon Santos

01 de dezembro de 2024 às 10:44   - Atualizado às 10:44

Maniestação contra a escala 6x1.

Maniestação contra a escala 6x1. Foto: Reprodução/VAT

Durante o mês de dezembro, os centros comerciais do Distrito Federal, incluindo os movimentados shoppings JK, em Taguatinga, e DF Plaza, em Águas Claras, serão palco de uma mobilização promovida pelo movimento Vida Além do Trabalho (VAT). A ação faz parte de uma campanha nacional pela redução da jornada de trabalho semanal, com panfletagens que acontecem simultaneamente em diversas cidades brasileiras.

Os atos no Distrito Federal estão programados para este domingo (1º), ao longo do horário de funcionamento dos shoppings. Segundo Abel Santos, entregador de aplicativo e representante do VAT na região, cerca de 20 voluntários irão se revezar entre os dois locais, buscando dialogar diretamente com os trabalhadores.

“A panfletagem é uma forma de levar informações claras e acessíveis sobre o movimento e sobre a Proposta de Emenda Constitucional que defendemos, utilizando uma linguagem que todos possam compreender”, afirmou.

Criado no final de 2023 pelo vereador eleito Rick Azevedo, do Rio de Janeiro, o VAT já realizou diversas mobilizações ao longo do último ano. Contudo, esta é a primeira vez que o movimento organiza uma ação de abrangência nacional, com divulgação coordenada em múltiplos estados. O objetivo principal é reforçar a importância de uma mudança estrutural nas condições de trabalho no país.

A PEC mencionada na campanha foi apresentada em maio deste ano pela deputada federal Erika Hilton (Psol-SP), em parceria com o VAT. A proposta prevê a redução da jornada semanal de 44 para 36 horas para trabalhadores com carteira assinada, além de propor o fim da escala 6×1, que atualmente determina seis dias consecutivos de trabalho para um de descanso. A escala está prevista na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) desde 1943, mas, para o movimento, a ação se trata de uma regulamentação que não corresponde às necessidades dos trabalhadores na atualidade.

O movimento argumenta que a redução da jornada de trabalho traz benefícios tanto para a saúde física e mental dos empregados quanto para a produtividade das empresas. Além disso, acredita que conscientizar a população sobre direitos trabalhistas é um passo crucial para fortalecer a campanha pela aprovação da PEC.

Veja Também

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

23:18, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
Parecer

Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

mais notícias

+

Newsletter