Pernambuco, 14 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Morte de Raul Jungmann mobiliza lideranças políticas e gera manifestações de pesar

Políticos de diferentes partidos e correntes ideológicas passaram a divulgar mensagens públicas, destacando a atuação institucional e o perfil democrático do ex-ministro.

Redação

19 de janeiro de 2026 às 08:52   - Atualizado às 09:09

Ex-ministro, ex-deputado federal e ex-vereador do Recife Raul Jungmann.

Ex-ministro, ex-deputado federal e ex-vereador do Recife Raul Jungmann. Foto: Divulgação

A morte do ex-ministro, ex-deputado federal e ex-vereador do Recife, Raul Jungmann, registrada neste domingo, 18 de janeiro, provocou forte repercussão no meio político pernambucano e nacional.

Logo após a confirmação da notícia, lideranças de diferentes partidos e correntes ideológicas passaram a divulgar notas públicas de pesar, destacando a trajetória política, a atuação institucional e o perfil democrático do ex-ministro.

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), se manifestou ainda no domingo. Em publicação nas redes sociais, ela afirmou que recebeu com pesar a notícia do falecimento de Raul Jungmann.

"Recebi com pesar, neste domingo, 18, a notícia do falecimento do ex-ministro, ex-deputado federal e ex-vereador do Recife, Raul Jungmann, que teve uma vida pública dedicada a Pernambuco e ao Brasil. Expresso minha profunda solidariedade aos familiares e amigos neste momento de despedida", declarou.

O prefeito do Recife e presidente nacional do PSB, João Campos, também se posicionou publicamente. O gestor declarou tristeza com a morte de Raul Jungmann e lembrou a atuação do ex-ministro como homem público comprometido com a democracia.

Veja Também

"Recebo com tristeza a notícia do falecimento do ex-ministro pernambucano Raul Jungmann. Homem público comprometido com a democracia, com o nosso estado e com o Brasil, deixa uma trajetória marcada pelo diálogo e pelo serviço ao país. Minha solidariedade aos familiares, amigos e a todos que sentem sua partida", pontuou.

O senador Humberto Costa (PT) classificou a morte de Raul Jungmann como uma grande perda. Em sua manifestação, o parlamentar ressaltou a origem pernambucana do ex-ministro e lembrou os mandatos exercidos na Câmara dos Deputados e nos ministérios. 

"Recebo com profundo pesar a notícia da morte do ex-ministro Raul Jungmann. Pernambucano, deputado federal por 3 mandatos e ministro por 5 vezes, Jungmann foi um politico de postura firme e equilibrada. Minha solidariedade à família e aos amigos neste momento de dor e tristeza”, falou.

A morte do ex-ministro também repercutiu no Supremo Tribunal Federal. O ministro Gilmar Mendes divulgou uma longa nota na qual destacou a relação pessoal e política que mantinha com Raul Jungmann. 

"A partida de Raul Jungmann me atinge de forma especialmente dolorosa. Perco um amigo querido, cuja presença sempre inspirou confiança e serenidade. Nossa amizade foi construída no diálogo franco e na partilha de uma mesma convicção: a de que a democracia exige coragem e compromisso permanente com a Constituição. Raul foi um homem público de rara integridade e de extraordinária densidade republicana. No exercício de funções centrais no Estado brasileiro, especialmente como ministro no governo de Fernando Henrique, integrou um verdadeiro dream team comprometido com a estabilização institucional, as reformas estruturais e a consolidação da ordem constitucional inaugurada em 1988. Atuou com responsabilidade e profundo respeito às instituições, em um período decisivo da história nacional. Também nos momentos posteriores, em diferentes governos e contextos políticos, manteve a mesma coerência democrática. Sempre esteve do lado certo da história, defendendo o Estado de Direito e a solução dos conflitos pela razão, jamais pelo arbítrio. Sua passagem pelos ministérios revelou um homem preparado, equilibrado e capaz de exercer autoridade sem abrir mão do diálogo. Sua trajetória confunde-se com a própria história da redemocratização brasileira. Mais do que os cargos que ocupou, permanecem o exemplo e a dignidade com que sempre serviu ao país. Levo comigo a gratidão pela amizade e pela confiança recíproca ao longo dos anos. O Brasil perde um grande homem público; eu perco um amigo. Minha solidariedade à família e a todos que tiveram o privilégio de conviver com Raul Jungmann", escreveu.

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (UB), também se manifestou sobre a morte de Raul Jungmann. Em nota, ele descreveu Jungmann como um homem público preparado, defensor da democracia e comprometido com o Brasil.

"Recebo com profundo pesar a notícia da morte do ex-ministro Raul Jungmann. Homem público preparado, defensor da Democracia e comprometido com o Brasil, deixou uma trajetória marcada pelo diálogo, pela defesa das instituições e pelo interesse nacional. Meu sentimentos aos familiares e amigos”, concluiu..

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

03:28, 14 Fev

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
Parecer

Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

mais notícias

+

Newsletter