Políticos de diferentes partidos e correntes ideológicas passaram a divulgar mensagens públicas, destacando a atuação institucional e o perfil democrático do ex-ministro.
Ex-ministro, ex-deputado federal e ex-vereador do Recife Raul Jungmann. Foto: Divulgação
A morte do ex-ministro, ex-deputado federal e ex-vereador do Recife, Raul Jungmann, registrada neste domingo, 18 de janeiro, provocou forte repercussão no meio político pernambucano e nacional.
Logo após a confirmação da notícia, lideranças de diferentes partidos e correntes ideológicas passaram a divulgar notas públicas de pesar, destacando a trajetória política, a atuação institucional e o perfil democrático do ex-ministro.
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), se manifestou ainda no domingo. Em publicação nas redes sociais, ela afirmou que recebeu com pesar a notícia do falecimento de Raul Jungmann.
"Recebi com pesar, neste domingo, 18, a notícia do falecimento do ex-ministro, ex-deputado federal e ex-vereador do Recife, Raul Jungmann, que teve uma vida pública dedicada a Pernambuco e ao Brasil. Expresso minha profunda solidariedade aos familiares e amigos neste momento de despedida", declarou.
O prefeito do Recife e presidente nacional do PSB, João Campos, também se posicionou publicamente. O gestor declarou tristeza com a morte de Raul Jungmann e lembrou a atuação do ex-ministro como homem público comprometido com a democracia.
"Recebo com tristeza a notícia do falecimento do ex-ministro pernambucano Raul Jungmann. Homem público comprometido com a democracia, com o nosso estado e com o Brasil, deixa uma trajetória marcada pelo diálogo e pelo serviço ao país. Minha solidariedade aos familiares, amigos e a todos que sentem sua partida", pontuou.
O senador Humberto Costa (PT) classificou a morte de Raul Jungmann como uma grande perda. Em sua manifestação, o parlamentar ressaltou a origem pernambucana do ex-ministro e lembrou os mandatos exercidos na Câmara dos Deputados e nos ministérios.
"Recebo com profundo pesar a notícia da morte do ex-ministro Raul Jungmann. Pernambucano, deputado federal por 3 mandatos e ministro por 5 vezes, Jungmann foi um politico de postura firme e equilibrada. Minha solidariedade à família e aos amigos neste momento de dor e tristeza”, falou.
A morte do ex-ministro também repercutiu no Supremo Tribunal Federal. O ministro Gilmar Mendes divulgou uma longa nota na qual destacou a relação pessoal e política que mantinha com Raul Jungmann.
"A partida de Raul Jungmann me atinge de forma especialmente dolorosa. Perco um amigo querido, cuja presença sempre inspirou confiança e serenidade. Nossa amizade foi construída no diálogo franco e na partilha de uma mesma convicção: a de que a democracia exige coragem e compromisso permanente com a Constituição. Raul foi um homem público de rara integridade e de extraordinária densidade republicana. No exercício de funções centrais no Estado brasileiro, especialmente como ministro no governo de Fernando Henrique, integrou um verdadeiro dream team comprometido com a estabilização institucional, as reformas estruturais e a consolidação da ordem constitucional inaugurada em 1988. Atuou com responsabilidade e profundo respeito às instituições, em um período decisivo da história nacional. Também nos momentos posteriores, em diferentes governos e contextos políticos, manteve a mesma coerência democrática. Sempre esteve do lado certo da história, defendendo o Estado de Direito e a solução dos conflitos pela razão, jamais pelo arbítrio. Sua passagem pelos ministérios revelou um homem preparado, equilibrado e capaz de exercer autoridade sem abrir mão do diálogo. Sua trajetória confunde-se com a própria história da redemocratização brasileira. Mais do que os cargos que ocupou, permanecem o exemplo e a dignidade com que sempre serviu ao país. Levo comigo a gratidão pela amizade e pela confiança recíproca ao longo dos anos. O Brasil perde um grande homem público; eu perco um amigo. Minha solidariedade à família e a todos que tiveram o privilégio de conviver com Raul Jungmann", escreveu.
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (UB), também se manifestou sobre a morte de Raul Jungmann. Em nota, ele descreveu Jungmann como um homem público preparado, defensor da democracia e comprometido com o Brasil.
"Recebo com profundo pesar a notícia da morte do ex-ministro Raul Jungmann. Homem público preparado, defensor da Democracia e comprometido com o Brasil, deixou uma trajetória marcada pelo diálogo, pela defesa das instituições e pelo interesse nacional. Meu sentimentos aos familiares e amigos”, concluiu..
2
03:28, 14 Fev
24
°c
Fonte: OpenWeather
Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.
A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.
Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.
mais notícias
+