Pernambuco, 23 de Agosto de 2024

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

MORAES manda PF APREENDER celular de ex-assessor após VAZAMENTO de mensagens

Segundo as investigações, o dispositivo ficou sob a custódia da Policia Civil de São Paulo até maio de 2023, quando Tagliaferro foi solto e teve o aparelho devolvido.

23 de agosto de 2024 às 08:52   - Atualizado às 09:15

MORAES manda PF APREENDER celular de ex-assessor após VAZAMENTO de mensagens.

MORAES manda PF APREENDER celular de ex-assessor após VAZAMENTO de mensagens. Fotos: STF e Divulgação. Edição: Portal de Prefeitura

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a apreensão do celular de Eduardo Tagliaferro, ex-assessor do ministro no setor do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) responsável pelo monitoramento de desinformação nas redes sociais.

A Polícia Federal (PF) seguiu a determinação do ministro após Tagliaferro prestar depoimento na quinta-feira, 22 de agosto, aos delegados que conduzem o inquérito que apura o vazamento das conversas que embasaram reportagens do jornal Folha de S. Paulo. Após o depoimento, segundo os investigadores, ele se recusou a entregar o aparelho. Desta forma, Moraes determinou a apreensão. 

Na semana passada, matérias jornalísticas acusaram o ministro de usar "formas não oficiais" de determinar a produção de informações para investigar aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro durante as eleições de 2022, período em que Moraes foi presidente do TSE. Após a divulgação, o ministro disse que todos os procedimentos foram oficiais e regulares. 

Por determinação de Alexandre de Moraes, a PF investiga o vazamento de conversas entre Tagliaferro, que foi responsável pela Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação (AEED) durante a gestão do ministro, e Airton Vieira, juiz auxiliar de Moraes. Tagliaferro era o responsável pela produção dos relatórios. 

Em maio do ano passado, o ex-assessor foi preso por violência doméstica. Após a prisão, ele foi demitido pelo ministro.

Segundo as investigações, o celular ficou sob a custódia da Policia Civil de São Paulo até o dia 15 do mesmo mês, quando Tagliaferro foi solto e teve o aparelho devolvido.

Leia Também

Na decisão em que justifica a apreensão contra seu ex-assessor, Moraes diz que os dados contidos no celular interessam à investigação e são de interesse público.

"No casos dos autos, os requisitos se mostram plenamente atendidos, pois patente a necessidade da medida de busca pessoal para apurar o vazamento de informações e documentos sigilosos, com o intuito de atribuir e/ou insinuar a prática de atos ilícitos por membros desta Suprema Corte", justificou Moraes.

Defesa

Procurado pela Agência Brasil, o advogado Eduardo Kuntz disse que Tagliaferro está na condição de testemunha e não é comum a apreensão de objetos nessa condição.

"Mais uma situação em que o abuso de autoridade e o excesso de poder saltam aos olhos", afirmou.

Agência Brasil

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

21:19, 23 Ago

Descrição da imagem

25

°c

Fonte: OpenWeather

Descrição da Imagem

Enquete

Qual é o seu nível de confiança nas pesquisas eleitorais?

Notícias Relacionadas

Eleições 2024
Sistema

ELEIÇÕES 2024: TRE-PE promete APURAÇÃO mais rápida dos RESULTADOS; SAIBA COMO

O Tribunal anunciou novidades para o pleito durante entrevista coletiva com jornalistas e veículos de comunicação do estado, onde foi chamada a atenção sobre a desinformação propagada através de ferramentas de IA.

Gilson Machado denuncia irregularidades de creches no Recife
Denúncia

No Recife, mais de 30 creches da PREFEITURA funcionam sem atestado de BOMBEIROS, diz GILSON MACHADO

"Na agonia de mostrar serviço, o prefeito inventa 5.200 vagas de creche com a maioria funcionando de forma irregular", diz candidato do PL.

Dr. Gabriel e Vinícius Labanca
Suporte

Labanca reforça apoio para Dr. Gabriel: 'Nessa eleição eu votarei em você para vereador'

O prefeito de São Lourenço da Mata, que é candidato a reeleição, participou de evento ao lado de apoiadores e lideranças políticas de diversos bairros do município.

mais notícias

+