Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

MORAES dá 24 horas para RICARDO NUNES explicar MURO construído na CRACOLÂNDIA

A medida foi motivada por um pedido de parlamentares do PSOL, que solicitam a demolição da estrutura no mesmo prazo estipulado para a explicação.

Ricardo Lélis

16 de janeiro de 2025 às 21:05   - Atualizado às 21:05

Alexandre de Moraes e Ricardo Nunes.

Alexandre de Moraes e Ricardo Nunes. Fotos: Nelson Jr./SCO/STF e Divulgação

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), preste esclarecimentos, em até 24 horas, sobre o muro erguido pela Prefeitura na região da Cracolândia, no bairro Santa Ifigênia.

A decisão ocorre no contexto de uma ação judicial relacionada à Política Nacional para a População em Situação de Rua.  

A medida foi motivada por um pedido de parlamentares do PSOL, que solicitam a demolição do muro no mesmo prazo estipulado para a explicação.

Eles argumentam que a construção, composta por 40 metros de extensão e gradis de metal, representa um desrespeito às decisões cautelares previamente estabelecidas no caso.  

Na ação, os parlamentares afirmam que o muro isola e exclui socialmente a população vulnerável da Cracolândia, configurando um ato "brutal e inconstitucional" que viola os direitos fundamentais garantidos pela Constituição Federal, incluindo a dignidade humana, igualdade e liberdade.  

Veja Também

A Defensoria Pública de São Paulo também se posicionou contra a medida, recomendando a remoção do muro.

Em um ofício, o órgão destacou que a estrutura compromete a utilização pública da rua, dificultando a circulação e limitando estratégias de sobrevivência das pessoas em situação de rua, como o recebimento de doações e a mobilidade para atender necessidades básicas.

A Prefeitura de São Paulo informou que o muro foi erguido em maio de 2024 para substituir tapumes que frequentemente eram danificados, criando riscos de ferimentos para a população local, pedestres e moradores. Segundo a administração municipal, a extensão da nova estrutura é menor que a dos tapumes anteriormente instalados.

O comunicado também afirma que o terreno na Rua General Couto Magalhães recebeu melhorias, incluindo um novo piso, e que parte da área anteriormente cercada foi aberta para permitir o acesso e a ocupação por pessoas em situação de vulnerabilidade.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

13:09, 13 Fev

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Agora É Rubem e João Campos.
Pergunta

"Vai ter puxadinho no concurso da Guarda?", questiona vereador do PSB que deixou base de João Campos

O parlamentar relembrou a polêmica envolvendo o certame para procurador, conhecida como caso do "fura-fila".

Ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal.
Situação

Ministro Toffoli soma 25 pedidos de impeachment no Senado; três são ligados ao caso do Banco Master

O levantamento considera solicitações já registradas no sistema da Casa e não inclui o pedido anunciado recentemente pelo Partido Novo.

Senador Flávio Bolsonaro.
Posição

Flávio Bolsonaro afirma que, se eleito, manterá Bolsa Família "enquanto as pessoas precisarem"

Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.

mais notícias

+

Newsletter