Pernambuco, 07 de Março de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

MORAES dá 24 horas para RICARDO NUNES explicar MURO construído na CRACOLÂNDIA

A medida foi motivada por um pedido de parlamentares do PSOL, que solicitam a demolição da estrutura no mesmo prazo estipulado para a explicação.

Ricardo Lélis

16 de janeiro de 2025 às 21:05   - Atualizado às 21:05

Alexandre de Moraes e Ricardo Nunes.

Alexandre de Moraes e Ricardo Nunes. Fotos: Nelson Jr./SCO/STF e Divulgação

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), preste esclarecimentos, em até 24 horas, sobre o muro erguido pela Prefeitura na região da Cracolândia, no bairro Santa Ifigênia.

A decisão ocorre no contexto de uma ação judicial relacionada à Política Nacional para a População em Situação de Rua.  

A medida foi motivada por um pedido de parlamentares do PSOL, que solicitam a demolição do muro no mesmo prazo estipulado para a explicação.

Eles argumentam que a construção, composta por 40 metros de extensão e gradis de metal, representa um desrespeito às decisões cautelares previamente estabelecidas no caso.  

Na ação, os parlamentares afirmam que o muro isola e exclui socialmente a população vulnerável da Cracolândia, configurando um ato "brutal e inconstitucional" que viola os direitos fundamentais garantidos pela Constituição Federal, incluindo a dignidade humana, igualdade e liberdade.  

Veja Também

A Defensoria Pública de São Paulo também se posicionou contra a medida, recomendando a remoção do muro.

Em um ofício, o órgão destacou que a estrutura compromete a utilização pública da rua, dificultando a circulação e limitando estratégias de sobrevivência das pessoas em situação de rua, como o recebimento de doações e a mobilidade para atender necessidades básicas.

A Prefeitura de São Paulo informou que o muro foi erguido em maio de 2024 para substituir tapumes que frequentemente eram danificados, criando riscos de ferimentos para a população local, pedestres e moradores. Segundo a administração municipal, a extensão da nova estrutura é menor que a dos tapumes anteriormente instalados.

O comunicado também afirma que o terreno na Rua General Couto Magalhães recebeu melhorias, incluindo um novo piso, e que parte da área anteriormente cercada foi aberta para permitir o acesso e a ocupação por pessoas em situação de vulnerabilidade.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

04:36, 07 Mar

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

TABATA AMARAL registra notícia-crime na Justiça por DEEPFAKE ELEITORAL com poses sensuais
Polêmica

Vídeo: "Conservadorismo é discurso para esconder safadeza", diz Tabata Amaral

Segundo a parlamentar, parte da oposição utiliza a retórica conservadora para proteger políticos corruptos e interesses próprios.

Clarissa Tércio questiona casamento de João Campos e Tabata Amaral.
Declarações

Clarissa Tércio rebate declaração de Tabata Amaral e cobra respeito aos conservadores e às igrejas

Deputada federal criticou declarações de Tabata Amaral, apontando contradições políticas e reforçando identidade cristã e conservadora.

Marília Arraes.
Artigo

Marília Arraes: forte candidata nas pesquisas, mas preterida nas chapas majoritárias para 2026

A pré-candidata enfrenta resistência para compor chapas em Pernambuco devido à rejeição eleitoral e cálculos estratégicos.

mais notícias

+

Newsletter