Moradores têm casas demolidas em Dois Unidos e cobram João Campos. Foto: Reprodução
Moradores do bairro de Dois Unidos, na Zona Norte do Recife, denunciam que a gestão João Campos (PSB) demoliu suas casas na quinta-feira, 31 de julho, sem aviso prévio e sem oferecer qualquer alternativa de moradia.
A ação causou revolta entre os atingidos, que alegam viver no local há anos e afirmam ter ocupado a área no mesmo período que empresas instaladas ao redor.
Vídeos gravados pelos próprios moradores mostram momentos de desespero durante a demolição. Em um dos comentários, um homem questiona o motivo de apenas as moradias populares terem sido atingidas.
“Por que não tiraram as empresas também? Todo mundo chegou aqui no mesmo tempo”, afirmou.
Além das construções, objetos pessoais também foram destruídos. Moradores relataram que móveis, eletrodomésticos e utensílios domésticos foram danificados durante a operação. Geladeiras, armários e máquinas de lavar ficaram inutilizados após a ação dos tratores.
A principal queixa das famílias é a ausência de diálogo e de um plano de realocação. O espaço está aberto caso a Prefeitura do Recife queira se pronunciar sobre o assunto.
Moradores do Habitacional Sérgio Loureto, localizado no bairro de São José, no centro do Recife, denunciam problemas nos apartamentos de rachaduras, teto cedendo, infiltrações, vazamentos, cupins e mofo. O imóvel foi entregue pela Prefeitura do Recife, sob a gestão de João Campos (PSB), há dois anos atrás.
Acobertados por um seguro de cinco anos da Construtora Cinzel, os residentes ficam impossibilitados de chamar um pedreiro para realizar os ajustes e reparos necessários, como alega a própria prefeitura. Uma vez que ocorra alteração por conta dos próprios moradores, a gestão não iria arcar com possíveis consequências, tendo em vista que os recursos vêm da Caixa Econômica Federal.
De acordo com os residentes, mesmo após acionarem e a Cinzel ter ido duas vezes, apenas paliativos foram feitos. Posteriormente, ainda segundo moradores, uma comissão da prefeitura foi até o local, onde foi relatado os problemas. O secretário de Habitação do Recife (SEHAB), Felipe Cury, está ciente do que ocorre, pois foi notificado através de suas redes sociais. No entanto, não houve ação por parte dos responsáveis.
Os habitantes alegam também que os apartamentos foram entregues com cupins, afetando as portas e estruturas dos imóveis.
2
4
19:29, 04 Ago
24
°c
Fonte: OpenWeather
A definição ocorreu depois de uma série de conversas entre os dois políticos e integrantes da direção nacional do partido Novo.
O ministro do STF Edson Fachin disse que a medida representa "uma mudança significativa na forma de enxergar e tratar essa questão".
Não foram apresentados detalhes oficiais sobre os motivos que levaram ao cancelamento do visto da diplomata. Também não houve manifestação pública do governo americano explicando os fundamentos da decisão
mais notícias
+