Pernambuco, 30 de Março de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Minsitério de Fernando Haddad se posiciona a favor do STF e diz que "Não tolera desvio de dados"

A investigação da PF apura possíveis vazamentos de dados da Receita Federal envolvendo ministro da Suprema Corte.

Redação

17 de fevereiro de 2026 às 11:49   - Atualizado às 11:52

Ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O Ministério da Fazenda, comandado por Fernando Haddad (PT), divulgou nesta terça-feira, 17 de fevereiro, um comunicado afirmando que a Receita Federal não tolera desvios de dados, especialmente informações relacionadas ao sigilo fiscal. Por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), a Polícia Federal cumpriu, nesta terça-feira, quatro mandados de busca e apreensão nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. A investigação apura possíveis vazamentos de dados da Receita Federal envolvendo ministro da Suprema Corte.

Foi informado ainda que o STF solicitou à Receita Federal, em janeiro deste ano, auditoria nos sistemas do Fisco para identificar desvios no acesso a dados de ministros da Corte, parentes e outros nos últimos 3 anos. O trabalho, segundo o comunicado divulgado nesta terça, foi incluído em procedimento que já havia sido aberto pela Corregedoria da Receita Federal.

Essa auditoria está em curso e envolve dezenas de sistemas e contribuintes. Os desvios já detectados preliminarmente foram informados ao STF.

"Os sistemas da Receita Federal são totalmente rastreáveis, de modo que qualquer desvio é detectável, auditável e punível, inclusive na esfera criminal", diz a nota do Ministério da Fazenda, em nota da Receita.

Desde 2023 foram concluídos 7 processos disciplinares, com 3 demissões e sanções nos demais. Essas medidas foram no âmbito do Fisco.

Veja Também

Nesta terça, além das buscas pela Polícia Federal, foram determinadas medidas cautelares, entre elas o monitoramento por tornozeleira eletrônica, o afastamento do exercício de função pública, o cancelamento de passaportes e a proibição de saída do País.

Estadão Conteúdo

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

22:19, 30 Mar

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Governadora Raquel Lyra formaliza parcerias com Organizações da Sociedade Civil.
Compromisso

Raquel Lyra formaliza parcerias e garante apoio financeiro para mais 34 cozinhas solidárias

Ao todo, 11 Organizações da Sociedade Civil (OSCs) foram selecionadas no novo edital.

Ronaldo Caiado ao lado do ex-presidente Bolsonaro.
Definição

Caiado lança pré-candidatura e promete anistia a Bolsonaro e condenados pelos atos de 8/1

A saída de Ratinho Jr. do páreo acelerou a reorganização do cenário dentro do partido e abriu caminho para a consolidação do governador goiano como principal opção.

Idoso em Pernambuco com cartão do INSS.
Dinheiro

INSS irá começar a pagar 13º salário dos aposentados em abril; veja datas

A data de pagamento leva em conta o número final do cartão de benefício, sem considerar o último dígito verificador, que aparece depois do traço. 

mais notícias

+

Newsletter