Pernambuco, 17 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Minsitério de Fernando Haddad se posiciona a favor do STF e diz que "Não tolera desvio de dados"

A investigação da PF apura possíveis vazamentos de dados da Receita Federal envolvendo ministro da Suprema Corte.

Redação

17 de fevereiro de 2026 às 11:49   - Atualizado às 11:52

Ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O Ministério da Fazenda, comandado por Fernando Haddad (PT), divulgou nesta terça-feira, 17 de fevereiro, um comunicado afirmando que a Receita Federal não tolera desvios de dados, especialmente informações relacionadas ao sigilo fiscal. Por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), a Polícia Federal cumpriu, nesta terça-feira, quatro mandados de busca e apreensão nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. A investigação apura possíveis vazamentos de dados da Receita Federal envolvendo ministro da Suprema Corte.

Foi informado ainda que o STF solicitou à Receita Federal, em janeiro deste ano, auditoria nos sistemas do Fisco para identificar desvios no acesso a dados de ministros da Corte, parentes e outros nos últimos 3 anos. O trabalho, segundo o comunicado divulgado nesta terça, foi incluído em procedimento que já havia sido aberto pela Corregedoria da Receita Federal.

Essa auditoria está em curso e envolve dezenas de sistemas e contribuintes. Os desvios já detectados preliminarmente foram informados ao STF.

"Os sistemas da Receita Federal são totalmente rastreáveis, de modo que qualquer desvio é detectável, auditável e punível, inclusive na esfera criminal", diz a nota do Ministério da Fazenda, em nota da Receita.

Desde 2023 foram concluídos 7 processos disciplinares, com 3 demissões e sanções nos demais. Essas medidas foram no âmbito do Fisco.

Veja Também

Nesta terça, além das buscas pela Polícia Federal, foram determinadas medidas cautelares, entre elas o monitoramento por tornozeleira eletrônica, o afastamento do exercício de função pública, o cancelamento de passaportes e a proibição de saída do País.

Estadão Conteúdo

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

15:19, 17 Fev

Imagem Clima

30

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Deputado Pastor Isidório.
Mensagem

Deputado Pastor isidório pede paz aos foliões no meio do Carnaval da Bahia: "Sua família te espera"

O parlamentar defendeu que as pessoas aproveitem a festa com alegria, mas sem violência e sem atitudes que coloquem outros em risco.

Presidente Lula.
Compromisso

Lula viaja para cumprir agenda oficial na Índia e Coreia do Sul após curtir Carnaval

O presidente vai participar de uma série de fóruns empresariais e encontros voltados ao fortalecimento estratégico com os países asiáticos.

Lula em desfile da escola de samba.
Comunicado

PT diz em nota que não há fundamento para inelegibilidade de Lula devido desfile de escola de samba

O documento assinado pelos advogados do partido surge após rumores da oposição de que ficou configurado algum tipo de crime eleitoral.

mais notícias

+

Newsletter