Pernambuco, 12 de Junho de 2025

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

Ministra de Lula visita Pernambuco para lançar ação voltada para mulheres que recebem Bolsa Família

A iniciativa propõe escuta ativa e diálogo com milhares de cidadãs atendidas pelo programa de transferência de renda.

Everthon Santos

10 de junho de 2025 às 09:57   - Atualizado às 11:20

Presidente Lula e ministra das Mulheres, Márcia Lopes.

Presidente Lula e ministra das Mulheres, Márcia Lopes. Foto: Ricardo Stuckert/PR

O município do Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife, vai sediar, nesta terça-feira, 10 de junho, uma ação do Governo Federal voltada para as mulheres beneficiárias do programa Bolsa Família.

O evento vai contar com a presença da ministra das Mulheres, Márcia Lopes, para o lançamento da iniciativa que propõe escuta ativa e diálogo com milhares de cidadãs atendidas pelo programa de transferência de renda.

A cidade foi escolhida como única representante do Nordeste para receber o evento, que integra uma nova fase de atuação conjunta entre o Ministério das Mulheres e o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

Segundo dados do próprio governo, cerca de 49 mil mulheres do município recebem o benefício social. Cada família recebe, em média, R$ 700 mensais.

A cerimônia vai acontecer no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Charnequinha, um espaço conhecido pela oferta de serviços sociais na região.

O local também abriga uma cozinha comunitária, que será reaberta durante o evento, com foco no combate à fome e na valorização da segurança alimentar das famílias mais vulneráveis.

Além da ministra Márcia Lopes, o encontro contará com a presença de outras autoridades federais e estaduais. Confirmaram participação a secretária nacional de Autonomia Econômica e Política de Cuidados do Ministério das Mulheres, Rosane da Silva; a secretária nacional de Renda de Cidadania do MDS, Eliane Aquino; o secretário estadual de Assistência Social, Carlos Brandão; e a secretária estadual da Mulher de Pernambuco, Juliana Gouveia.

Sobre a ministra das Mulheres

Natural de Londrina, Paraná, Márcia Helena Carvalho Lopes é assistente social com especialização na área de Criança e Adolescente e com Mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo. Foi professora do Curso de Serviço Social da Universidade de Londrina (UEL) por 30 anos. 

Márcia foi ministra de Estado do Desenvolvimento Social e Combate à Fome em 2010, durante o segundo mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Também foi secretária-executiva da pasta e secretária nacional de Assistência Social entre 2004 e 2007. Ainda durante sua passagem pelo governo, coordenou o Grupo de Trabalho “Fome Zero” com 13 ministérios por cinco anos. 

Entre 2001 e 2004, foi vereadora em Londrina - é filiada ao PT desde 1982. Antes, foi ainda secretária municipal de Assistência Social do município entre 1993 e 1996, além de conselheira municipal e estadual de Assistência Social e dos Direitos da Criança e Adolescente do Paraná. Ao longo da vida profissional atuou intensamente em processos de formação em políticas pras mulheres e nas Conferências Estaduais e Municipais na área, em todo o Brasil.

Márcia Lopes integrou a equipe de transição do Grupo de Trabalho de Desenvolvimento Social para o governo do presidente Lula - 2023/2026 e retornou ao governo federal como ministra das Mulheres do Brasil.

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

10:28, 12 Jun

Descrição da imagem

27

°c

Fonte: OpenWeather

Descrição da Imagem

Enquete

Quem é o principal responsável pela fraude dos aposentados do INSS?

Notícias Relacionadas

Deputada Débora Almeida.
Vídeo

Deputada Débora Almeida afirma que oposição tenta dificultar o trabalho de Raquel para ajudar o PSB

A ausência na ordem do dia do projeto de lei que autoriza empréstimo de R$ 1,5 bilhão para o Governo do Estado está sendo alvo de críticas por parte da bancada governista na Alepe.

Presidente Lula e a governadora Raquel Lyra.
Avaliação

Raquel comenta saída do PSDB, apoio de Lula para sua reeleição e destaca que está trabalhando por PE

Enquanto 2026 não chega, a governadora fortalece ainda mais o seu partido, filiando novos prefeitos pernambucanos. Nesta semana, o PSD chegou a 67 prefeituras.

Bolsonaro e Lula durante debate
Pesquisa

Lula perde para Bolsonaro e empata com outros nomes da direita, aponta Futura Inteligência

O levantamento foi realizado entre os dias 2 e 4 de junho de 2025, com 1.001 entrevistas presenciais em todo o Brasil e possui margem de erro de 3,1 pontos percentuais. O nível de confiança é de 95%.

mais notícias

+

Newsletter