Pernambuco, 25 de Janeiro de 2025

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

Milei vai manter as relações com o Brasil, diz ex-presidente da Argentina

11 de dezembro de 2023 às 13:54

Apesar dos ataques feitos durante a campanha eleitoral pelo agora presidente da Argentina, Javier Milei, o ex-presidente Mauricio Macri acredita que o novo governo será pragmático e manterá relações com o Brasil.

Durante a campanha, Milei indicou que romperia com o Mercosul e não teria relações com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a quem chamou de "corrupto" e "comunista furioso".

Nesta segunda-feira, 11, durante fórum da XP em São Paulo, Macri considerou que Milei sabe que o comércio com o Brasil é muito importante e a tendência é de as tensões com Lula diminuírem.

"A Argentina, no estado de pobreza que está, precisa ter relações boas com todos", apostou Macri.

O ex-presidente entende que a Argentina deve agora mudar o eixo das relações exteriores para Estados Unidos e Israel, porém sem romper com seus principais parceiros comerciais: Brasil e China.

Leia Também

Por várias vezes durante o fórum, Macri defendeu que as medidas de reequilíbrio fiscal, em especial o congelamento de gastos, sejam prioridade do novo governo, de modo que a Argentina possa reforçar suas reservas e dar novos passos - entre eles, a unificação monetária com o Brasil, o que, avaliou, favoreceria primeiro a Argentina. A ideia de uma moeda comum, observou o ex-presidente, pode avançar se Milei tiver êxito no ajuste fiscal.

Ele assegurou que Milei, a quem apoiou nas eleições, não vai imprimir pesos e gerar mais inflação. Colocando-se contra a dolarização proposta por Milei na campanha, Macri apontou diferenças de produtividade entre Argentina e Estados Unidos ao criticar a ideia.

Ele também destacou as riquezas minerais que podem fazer com que a Argentina tenha uma produção de gás superior à da Rússia em dez anos. No entanto, assinalou Macri, a Argentina precisa adotar medidas de reequilíbrio fiscal para voltar a atrair investimentos e resolver o seu problema de restrições de dólares

Apesar de não endossar a proposta de dolarização, Macri considerou que as ideias de Milei, a quem classificou como um político "totalmente outsider", são claras. O desafio, ponderou, será implementá-las a partir de agora. Nos próximos 90 dias, pontuou Macri, a oposição deve deixar claro como vai se posicionar frente à agenda do novo presidente. Ele descartou, porém, protestos por período prolongado contra Milei.

Estadão Conteúdo

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

07:17, 25 Jan

Descrição da imagem

27

°c

Fonte: OpenWeather

Descrição da Imagem

Enquete

Qual a sua expectativa sobre o governo Lula para 2025?

Notícias Relacionadas

VÍDEO: Vereador mais votado da história de OLINDA, SAULO HOLANDA, é reconduzido presidente da Câmara
Convocação

VÍDEO: Presidente da Câmara de Olinda detalha nomeação dos aprovados no CONCURSO PÚBLICO

O vereador mais votado da cidade e pelo segundo ano consecutivo destacou os desafios para este ano e mais uma vez na presidência da mesa diretora do biênio 2025-2026.

Governadora Raquel Lyra em comunicação com a imprensa.
Avaliação

RAQUEL LYRA estima um nome técnico e político para SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE PERNAMBUCO

Apesar da indefinição, o governadora demonstrou tranquilidade quanto à escolha e elogiou o desempenho do secretário interino, Gilson José Monteiro Filho.

Lula e Nikolas Ferreira
Pedido

NIKOLAS FERREIRA chama apoiadores para manifestação PRÓ-IMPEACHMENT de Lula

Parlamentares da oposição nos últimos dias estão pedindo a abertura do processo após o TCU determinar o bloqueio de recursos bilionários do programa Pé-de-Meia, considerado uma das principais políticas do governo. 

mais notícias

+

Newsletter