Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Michel Temer diz que impasse sobre IOF mostra "falta de projeto" do Governo Lula

O ex-presidente comparou a atual gestão à sua própria passagem pelo Palácio da Alvorada, destacando que, apesar do curto período no cargo, apresentou diretrizes claras.

Ricardo Lélis

31 de maio de 2025 às 18:00   - Atualizado às 18:00

Lula e Michel Temer.

Lula e Michel Temer. Foto: Instituto Lula / Ricardo Stuckert

O ex-presidente Michel Temer (MDB) afirmou que o impasse sobre o aumento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) evidencia a ausência de um projeto claro por parte do governo Lula (PT). 

A declaração foi dada em entrevista ao portal Poder360, após a participação do emedebista no Fórum Lide COP30, realizado em Bonito, Mato Grosso do Sul.

Temer comparou a atual gestão à sua própria passagem pela Presidência da República, destacando que, apesar do curto período no cargo, apresentou diretrizes claras.

"É a tal história de falta de projeto, né? No meu governo, foi um governo de 2 anos e meio, mas eu tinha um programa que era a Ponte Para o Futuro. Tudo o que fizemos estava na Ponte Para o Futuro. Por isso que eu acho que deu razoavelmente certo", opinou.

Durante a entrevista, o ex-presidente também comentou o cenário político para 2026, defendendo a viabilidade de uma candidatura moderada nas próximas eleições presidenciais.

Veja Também

"Eu não gosto muito desse centro, direita e esquerda, acho que não existe mais. O que o povo quer é uma certa moderação. O que o povo não quer mais é essa disputa, digamos, raivosa que existe no país hoje entre pessoas, entre corporações, entre instituições. O que o povo quer é moderação e equilíbrio. Um candidato que tenha credibilidade política e que seja capaz de pregar essa moderação, terá muita chance", avaliou.

Impasse no IOF

O Congresso Nacional deu um prazo de 10 dias para o governo federal apresentar alguma alternativa ao decreto que elevou alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) que, segundo o governo, afetaria apenas as empresas e contribuintes mais ricos, e serviria para cumprir a meta fiscal.

Porém, as lideranças parlamentares alertaram ao governo sobre a possibilidade de derrubar a medida por meio de projetos de decreto legislativo (PDLs).

O presidente da Câmara, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), disse que há uma insatisfação geral dos deputados com a proposta anunciada na semana passada.

“Combinamos que a equipe econômica tem 10 dias para apresentar um plano alternativo ao aumento do IOF. Algo que seja duradouro, consistente e que evite as gambiarras tributárias só para aumentar a arrecadação, prejudicando o país”, disse Motta em uma rede social.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

23:32, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
Parecer

Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

mais notícias

+

Newsletter