Pernambuco, 05 de Março de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Em greve, metroviários de Pernambuco realizam apitaço na Estação Central do Recife nesta segunda (3)

A atividade tem como objetivo defender a segurança dos usuários e trabalhadores do Metrô, além de denunciar o sucateamento e a tentativa de privatização do sistema

Redação

03 de novembro de 2025 às 07:40   - Atualizado às 07:40

Metroviários de Pernambuco realizam apitaço na Estação Central do Recife.

Metroviários de Pernambuco realizam apitaço na Estação Central do Recife. Foto: Jameson Ramos/Sindmetro-PE

Os metroviários de Pernambuco realizam, nesta segunda-feira, 3 de novembro, uma grande caminhada com apitaço, com concentração na Estação Central do Recife, a partir das 10h, e destino ao Monumento Tortura Nunca Mais, localizado na área central da capital pernambucana.

A atividade faz parte da greve por tempo indeterminado, deflagrada pela categoria nesta segunda (3), e tem como objetivo defender a segurança dos usuários e trabalhadores do Metrô, além de denunciar o sucateamento e a tentativa de privatização do sistema metroviário.

O Sindmetro-PE reforça que o movimento busca garantir um transporte público seguro, de qualidade e 100% estatal, a serviço da população pernambucana.

Privatização

O vice-presidente do Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE), Thiago Mendes, explicou que o plano de privatização do Metrô do Recife, planejado pelo governo do Estado em parceria com o governo federal, representa um risco de repasse de recursos públicos para empresários do setor de transporte.

A declaração foi feita durante assembleia geral extraordinária realizada em frente à Estação Central do Recife, quando a categoria anunciou o início da greve por tempo indeterminado a partir das 0h de segunda-feira (3).

Veja Também

Segundo Thiago Mendes, a proposta “vai jogar muito dinheiro na mão de um pequeno grupo de empresários”, repetindo o modelo do transporte por ônibus no estado. Ele criticou a governadora por usar o tema do metrô como vitrine política e alertou que tanto o governo estadual quanto o federal são responsáveis pelo sucateamento da CBTU Recife. “Tem a participação direta do ministro Rui Costa e do ministro Jader Filho, que querem matar a CBTU por inanição”, afirmou.

O Sindmetro-PE questiona a coerência do projeto, lembrando que o governo federal anunciou R$ 3 bilhões para o sistema. “Se tem dinheiro, pra quê privatizar?”, indaga Mendes. Para o sindicato, os recursos devem ser aplicados na modernização da CBTU, garantindo um transporte público seguro e eficiente, sem entregar o patrimônio da classe trabalhadora ao capital privado.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

09:42, 05 Mar

Imagem Clima

30

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Vereadoras do Psol e do PL batem boca sobre homenagem a funkeira Ludmilla:  'É crime ser branco'
Vídeo

Vereadoras do Psol e do PL batem boca sobre homenagem a funkeira Ludmilla: 'É crime ser branco'

A discussão ocorreu entre Benny Briolly (PSOL) e a vereadora Fernanda Loubac (PL), que se posicionou contra a concessão do título de cidadã niteroiense à artista.

Daniel Vorcaro e Alexandre de Moraes.
Contato

Vorcaro relatou encontro com Alexandre de Moraes em troca de mensagens com a namorada

Em um dos trechos da conversa, o dono do Banco Master disse que chegou a fazer com ela uma chamada de vídeo exibindo a presença do ministro do STF.

Pessoas em situação de vulnerabilidade no Recife
Vulnerabilidade

Recife cresce em empregos, mas 1 em cada 4 famílias ainda depende do Bolsa Família

Mesmo com saldo positivo de 752 vagas formais em janeiro de 2026,um total de 23% das famílias recifenses ainda dependem de programas sociais.

mais notícias

+

Newsletter