Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Em greve, metroviários de Pernambuco realizam apitaço na Estação Central do Recife nesta segunda (3)

A atividade tem como objetivo defender a segurança dos usuários e trabalhadores do Metrô, além de denunciar o sucateamento e a tentativa de privatização do sistema

Redação

03 de novembro de 2025 às 07:40   - Atualizado às 07:40

Metroviários de Pernambuco realizam apitaço na Estação Central do Recife.

Metroviários de Pernambuco realizam apitaço na Estação Central do Recife. Foto: Jameson Ramos/Sindmetro-PE

Os metroviários de Pernambuco realizam, nesta segunda-feira, 3 de novembro, uma grande caminhada com apitaço, com concentração na Estação Central do Recife, a partir das 10h, e destino ao Monumento Tortura Nunca Mais, localizado na área central da capital pernambucana.

A atividade faz parte da greve por tempo indeterminado, deflagrada pela categoria nesta segunda (3), e tem como objetivo defender a segurança dos usuários e trabalhadores do Metrô, além de denunciar o sucateamento e a tentativa de privatização do sistema metroviário.

O Sindmetro-PE reforça que o movimento busca garantir um transporte público seguro, de qualidade e 100% estatal, a serviço da população pernambucana.

Privatização

O vice-presidente do Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE), Thiago Mendes, explicou que o plano de privatização do Metrô do Recife, planejado pelo governo do Estado em parceria com o governo federal, representa um risco de repasse de recursos públicos para empresários do setor de transporte.

A declaração foi feita durante assembleia geral extraordinária realizada em frente à Estação Central do Recife, quando a categoria anunciou o início da greve por tempo indeterminado a partir das 0h de segunda-feira (3).

Veja Também

Segundo Thiago Mendes, a proposta “vai jogar muito dinheiro na mão de um pequeno grupo de empresários”, repetindo o modelo do transporte por ônibus no estado. Ele criticou a governadora por usar o tema do metrô como vitrine política e alertou que tanto o governo estadual quanto o federal são responsáveis pelo sucateamento da CBTU Recife. “Tem a participação direta do ministro Rui Costa e do ministro Jader Filho, que querem matar a CBTU por inanição”, afirmou.

O Sindmetro-PE questiona a coerência do projeto, lembrando que o governo federal anunciou R$ 3 bilhões para o sistema. “Se tem dinheiro, pra quê privatizar?”, indaga Mendes. Para o sindicato, os recursos devem ser aplicados na modernização da CBTU, garantindo um transporte público seguro e eficiente, sem entregar o patrimônio da classe trabalhadora ao capital privado.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

07:23, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Senador Flávio Bolsonaro.
Posição

Flávio Bolsonaro afirma que, se eleito, manterá Bolsa Família "enquanto as pessoas precisarem"

Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.

Vereadora do PSOL, Jô Cavalcanti, alvo de ataques e prefeito do Recife, João Campos.
Vídeo

Vereadora do PSOL sofre ataques nas redes sociais após assinar CPI para investigar João Campos

A psolista justificou, na terça (10), o voto favorável à CPI que vai investigar possíveis irregularidades no concurso público para Procurador-Geral do município.

Faixada da Petrobras
Petroquímica

Petrobras abre mão de controlar Braskem e mantém participação minoritária

A companhia foi criada em agosto de 2002 pela integração de seis empresas da Organização Odebrechte do Grupo Mariani.

mais notícias

+

Newsletter