Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Marília Arraes (SD) nega candidatura a deputada federal e sua irmã a estadual em 2026; veja nota

Ex-deputada afirma que definições sobre chapa majoritária ainda serão feitas no momento adequado e critica antecipação do debate eleitoral feita em publicação no Blog do Magno.

Pedão Repórter

05 de janeiro de 2026 às 15:02   - Atualizado às 15:32

Marília e Maria Arraes juntas durante Sessão Solene em homenagem a Miguel Arraes, avô delas.

Marília e Maria Arraes juntas durante Sessão Solene em homenagem a Miguel Arraes, avô delas. Foto: Redes Sociais / Marília Arraes e Maria Arraes.

A ex-deputada federal Marília Arraes (Solidariedade) confirmou que manteve uma conversa recente com a irmã, a deputada federal Maria Arraes (SD), e admitiu que há, sim, a possibilidade de a parlamentar reavaliar seus planos eleitorais para 2026. A declaração, no entanto, não altera o projeto político de Marília, que segue se colocando como pré-candidata ao Senado Federal. Mas, em carta, desmente a informação do Blog do Magno de que João Campos teria convencido as duas a disputar por outras vagas para as eleições de 2026. 

Segundo Marília, o debate em torno das eleições de 2026 tem ocorrido de forma antecipada e marcada por ansiedade, especialmente no que diz respeito à definição das vagas majoritárias. Ela ressaltou que, historicamente, a disputa pelo Senado costuma ser uma das últimas a ser definida dentro das articulações políticas.

A ex-parlamentar destacou que, desde 2022, vem trabalhando na construção e no fortalecimento de um campo de oposição em Pernambuco, alinhado ao presidente Lula, à defesa da democracia e ao combate às desigualdades sociais. Marília lembrou que representou esse projeto político nas eleições majoritárias de 2020 e 2022, quando chegou ao segundo turno em ambas as disputas, acumulando, segundo ela, capital político e respaldo popular.

O Blog do Magno, nesta segunda-feira, 05 de janeiro, divulgou uma notícia em que João Campos, prefeito da Cidade do Recife, teria convencido Maria a disputar uma vaga na Alepe, enquanto, a  Marília, João tinha prometido apoio na candidatura à Câmara Federal.

Resposta de Marília Arraes

A ex-deputada, em resposta ao Blog, enviou uma carta ao profissional.

Veja Também

Confira a carta: 

"

Caro Magno,

Creio que há um evidente açodamento e ansiedade em torno das eleições de 2026. Principalmente, a disputa em relação a um dos cargos que, usualmente, por último era definido: o cargo de senador.

Estamos reunindo e unindo a oposição de Pernambuco, desde 2022, num projeto com verdadeiro alinhamento com o presidente Lula, a democracia e o combate às injustiças sociais: de quem não fica em cima do muro em momentos cruciais do Brasil. Tive a honra de representar esse projeto popular liderado por Lula nas eleições majoritárias de 2020 e 2022 e, em ambas, chegar ao segundo turno de maneira bastante competitiva, acumulando força e capital político.

Hoje, ainda não temos uma declaração oficial de quem seria o candidato ao governo. O que temos é o clamor popular pela candidatura do prefeito João Campos, com quem firmamos uma aliança histórica, política e programática. E essa aliança se converteu numa relação pessoal e política de extremo respeito. Hoje, inclusive, seguiremos juntos ao município da Pedra, para sacramentar o apoio do prefeito Júnior Vaz ao nosso projeto.

Assim como João Campos, jamais emiti uma declaração oficial dizendo que seria candidata a qualquer cargo em específico. Porém, temos o que considero mais importante: o apoio popular, traduzido em diversas pesquisas de opinião, inclusive de institutos nacionais, que nos colocam na liderança absoluta, em todos os cenários. Quanto a isso, agradeço a confiança do povo de Pernambuco e o reconhecimento dos nossos posicionamentos, ao longo de quase 20 anos de vida pública.

A possibilidade de lançamento de meu esposo, André Cacau, médico e biomédico, ou qualquer familiar jamais foi aventada e é totalmente sem nexo. A decisão da deputada Maria Arraes sobre a disputa foi ou será tomada com toda a liberdade e independência que lhe é de direito, pois assim agiu desde seu primeiro dia de mandato. Política é algo sério demais para ser tratada como assunto de família.

Continuo à disposição de contribuir com o projeto e continuo também sendo a única mulher cotada para compor a chapa majoritária de oposição e líder nas pesquisas. Com posicionamento claro e definido de transformarmos o Congresso Nacional em uma verdadeira representação popular.

Decisões sobre disputas majoritárias devem ser tomadas no momento correto, com maturidade, sem ansiedade e, sempre, unindo e escutando o nosso povo e saindo das bolhas de quem inventa teses e teorias sem sair de gabinetes.

Marília Arraes."

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

12:13, 13 Fev

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Agora É Rubem e João Campos.
Pergunta

"Vai ter puxadinho no concurso da Guarda?", questiona vereador do PSB que deixou base de João Campos

O parlamentar relembrou a polêmica envolvendo o certame para procurador, conhecida como caso do "fura-fila".

Ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal.
Situação

Ministro Toffoli soma 25 pedidos de impeachment no Senado; três são ligados ao caso do Banco Master

O levantamento considera solicitações já registradas no sistema da Casa e não inclui o pedido anunciado recentemente pelo Partido Novo.

Senador Flávio Bolsonaro.
Posição

Flávio Bolsonaro afirma que, se eleito, manterá Bolsa Família "enquanto as pessoas precisarem"

Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.

mais notícias

+

Newsletter