Pernambuco, 16 de Julho de 2025

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Marília Arraes descarta fusão do Solidariedade com PSDB mas avalia liderar federação

A ex-deputada federal e presidente estadual do partido defende que a legenda com maior número de votos para parlamentares assuma o comando.

Ricardo Lélis

22 de fevereiro de 2025 às 19:20   - Atualizado às 19:20

Marília Arraes

Marília Arraes Foto: Portal de Prefeitura

A ex-deputada federal e presidente estadual do Solidariedade em Pernambuco, Marília Arraes, afastou qualquer possibilidade de fusão entre seu partido e o PSDB, legenda da governadora Raquel Lyra. Segundo ela, as tratativas em andamento envolvem federações partidárias, e não fusões.

"Tenho participado de praticamente todas as conversas, e fusão não é uma possibilidade para a gente. Até porque temos um partido bem organizado. Em vários Estados, temos quadros com condições de se elegerem deputados federais”, afirmou.

No cenário pernambucano, o Solidariedade conta com a deputada federal Maria Arraes, irmã de Marília, enquanto o PSDB não possui representantes eleitos no Estado.

Para Marília, isso assegura a liderança do Solidariedade em uma eventual federação, considerando que, conforme a regra adotada, o partido com maior número de votos para deputado federal assume o comando.

“O mais provável é que todos os partidos com menos de 20 deputados busquem formar federações. Em geral, a regra que tem sido adotada é que o comando estadual da federação fica com o partido que obteve mais votos para deputado federal. Por isso, todas as conversas do Solidariedade têm sido com partidos que tiveram menos votos que o nosso”, explicou.

PSDB discute fusão

O presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, conduziu uma reunião on-line na sexta-feira, 21 de fevereiro, com líderes estaduais da sigla para discutir a necessidade de o partido liderar um movimento nacional contra o extremismo na política brasileira.

Durante o encontro, também foi debatida a possibilidade de fusão com outra legenda, uma pauta que já vem sendo tratada pela direção nacional com PSD, MDB e Podemos.

Na mesma entrevista, o presidente do PSDB pediu paciência aos membros que cogitam deixar a legenda e mencionou a situação da governadora Raquel Lyra, que avalia a possibilidade de ingressar em um partido mais alinhado ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Apesar disso, Perillo garantiu que não pretende interferir em decisões individuais.

"Também tenho conversado muito com cada governador. A governadora Raquel tem sido muito correta comigo. Ela já gostaria de ter saído ou procurado um outro caminho, especialmente mais próximo ao governo do Lula, há mais tempo", declarou Perillo. "E eu tenho pedido a ela paciência, um pouco de tempo para que a gente possa tentar encontrar um caminho coletivo. Eu tenho muito respeito por ela, que faz um grande governo em Pernambuco. Agora, nós também não vamos atrapalhar o caminho dela, o projeto dela, que é um projeto importante, certamente, para Pernambuco”, afirmou o dirigente.

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

12:31, 16 Jul

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

PP anuncia pré-candidatura de Thierry Cupertino para Alepe
Oficial

Partido Progressistas anuncia pré-candidatura de Thierry Cupertino para Alepe

O anúncio contou com a presença do deputado federal e presidente do PP-PE, Eduardo da Fonte, de Lula da Fonte, segundo-secretário da Câmara dos Deputados, e do prefeito de Moreno, Edmilson Cupertino.

Lady Gaga e Eduardo Paes
Ironia

Eduardo Paes ironiza BBC e defende jeitinho brasileiro na contagem de público

"Sabem de nada! Não entendem de Rio! No mesmo espaço que cabem 660 mil britânicos, cabem 2.2 milhões de brasileiros animados e felizes! E calientes!" 

Bolsonaro e Trump.
Fala

Bolsonaro declara paixão por Trump: "Eu sou apaixonado por ele"

A declaração ocorreu durante uma entrevista ao portal Poder360, em que o ex-presidente comentou a recente decisão do governo do americano de aplicar uma tarifa de 50% sobre produtos importados do Brasil.

mais notícias

+

Newsletter