O levantamento mostra que, em média, 55% dos adultos da Argentina, Colômbia, Peru, México e Chile consideram que o presidente não sabe coordenar os assuntos internacionais.
Presidente da República Lula. Foto:Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Segundo o levantamento de opinião feito pelo Pew Research Center, a maioria dos entrevistados em cinco países da América Latina não aprovam como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comanda os assuntos internacionais.
A pesquisa mostra que, em média, 55% dos adultos da Argentina, Colômbia, Peru, México e Chile consideram que Lula não sabe coordenar os assuntos internacionais. Já outros 30% sentem confiança na forma como ele conduz as questões externas.
O nível de desconfiança sobre o desempenho de Lula em relação aos assuntos internacionais supera o de aprovação em todos esses cinco países.
Conforme a pesquisa, o país em que Lula teve um nível de confiança melhor foi a Argentina, com 40%. Porém, 49% dos Argentinos não confiam nele.
O Pew Research Center também perguntou sobre como o presidente Lula comandava os assuntos internacionais em 2007, durante seu segundo mandato. Na época, o Chile tinha um nível de confiança de 49%, muito maior que o do Peru, que tinha 53%, e que caiu para 30% no mesmo período.
A pesquisa foi feita às vésperas da realização da Cúpula de Chefes de Estado do G20, que acontecerá no Rio de Janeiro em novembro.
Uma nova pesquisa, realizada entre os dias 5 e 9 de setembro, mostrou que a maioria da população brasileira não confia no presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo o levantamento, 52% dos entrevistados disseram não ter confiança no presidente, enquanto 45% afirmaram confiar nele, e 3% não souberam responder.
Além disso, a pesquisa ainda revelou uma queda na aprovação do governo, com apenas 35% dos brasileiros considerando a gestão de Lula ótima ou boa. Já 34% a classificam como ruim ou péssima, e 28% a veem como regular.
Os números sobre a aprovação da gestão de Lula mostram que 49% dos entrevistados aprovam seu governo, enquanto 45% desaprovam. Esses dados praticamente não mudaram em comparação com a pesquisa anterior, que apontou 50% de aprovação e 44% de desaprovação. A quantidade de pessoas que não souberam responder se manteve em 6%.
A confiança no presidente é maior entre aqueles que veem sua gestão como ótima ou boa (92%), entre os que votaram nele nas eleições de 2022 (82%), pessoas com renda familiar de até um salário mínimo (61%), menos escolarizados (59%), moradores da região Nordeste (57%) e entre católicos (51%).
Uma outra pesquisa divulgada em julho, apontou que houve uma queda de dois pontos percentuais na avaliação positiva, que antes era de 37%. A reprovação, por outro lado, subiu três pontos, de 31% para 34%, o que sinaliza uma insatisfação crescente, fora da margem de erro. O percentual de brasileiros que consideram a gestão regular também caiu, de 31% para 28%.
1
2
05:03, 21 Set
25
°c
Fonte: OpenWeather
A jornalista Meiry Lanunce será a responsável pela mediação prevista para às 18h com duração de uma hora e 55 minutos, com encerramento programado para as 19h55.
Ao lado da chapa majoritária da Frente Popular, candidata ao Senado percorreu diferentes regiões, esteve com a ministra Margareth Menezes e dialogou com fazedores de cultura.
O candidato a deputado estadual conversou com comerciantes, feirantes e moradores e ouviu demandas e sugestões apresentadas durante o percurso.
mais notícias
+