Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Maioria dos latinos-americanos tem pouca confiança em Lula como líder global, diz pesquisa

O levantamento mostra que, em média, 55% dos adultos da Argentina, Colômbia, Peru, México e Chile consideram que o presidente não sabe coordenar os assuntos internacionais.

Isabella Lopes

23 de setembro de 2024 às 18:39   - Atualizado às 18:52

Presidente da República Lula.

Presidente da República Lula. Foto:Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Segundo o levantamento de opinião feito pelo Pew Research Center, a maioria dos entrevistados em cinco países da América Latina não aprovam como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comanda os assuntos internacionais.

A pesquisa mostra que, em média, 55% dos adultos da Argentina, Colômbia, Peru, México e Chile consideram que Lula não sabe coordenar os assuntos internacionais. Já outros 30% sentem confiança na forma como ele conduz as questões externas.

Entre no nosso canal de transmissão no WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

O nível de desconfiança sobre o desempenho de Lula em relação aos assuntos internacionais supera o de aprovação em todos esses cinco países.

Conforme a pesquisa, o país em que Lula teve um nível de confiança melhor foi a Argentina, com 40%. Porém, 49% dos Argentinos não confiam nele.

Veja Também

O Pew Research Center também perguntou sobre como o presidente Lula comandava os assuntos internacionais em 2007, durante seu segundo mandato. Na época, o Chile tinha um nível de confiança de 49%, muito maior que o do Peru, que tinha 53%, e que caiu para 30% no mesmo período.

A pesquisa foi feita às vésperas da realização da Cúpula de Chefes de Estado do G20, que acontecerá no Rio de Janeiro em novembro.

Maioria dos brasileiros não confiaqm em Lula 

Uma nova pesquisa, realizada entre os dias 5 e 9 de setembro, mostrou que a maioria da população brasileira não confia no presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo o levantamento, 52% dos entrevistados disseram não ter confiança no presidente, enquanto 45% afirmaram confiar nele, e 3% não souberam responder.

Além disso, a pesquisa ainda revelou uma queda na aprovação do governo, com apenas 35% dos brasileiros considerando a gestão de Lula ótima ou boa. Já 34% a classificam como ruim ou péssima, e 28% a veem como regular.

Os números sobre a aprovação da gestão de Lula mostram que 49% dos entrevistados aprovam seu governo, enquanto 45% desaprovam. Esses dados praticamente não mudaram em comparação com a pesquisa anterior, que apontou 50% de aprovação e 44% de desaprovação. A quantidade de pessoas que não souberam responder se manteve em 6%.

A confiança no presidente é maior entre aqueles que veem sua gestão como ótima ou boa (92%), entre os que votaram nele nas eleições de 2022 (82%), pessoas com renda familiar de até um salário mínimo (61%), menos escolarizados (59%), moradores da região Nordeste (57%) e entre católicos (51%).

Outras pesquisa de Lula 

Uma outra pesquisa divulgada em julho, apontou que houve uma queda de dois pontos percentuais na avaliação positiva, que antes era de 37%. A reprovação, por outro lado, subiu três pontos, de 31% para 34%, o que sinaliza uma insatisfação crescente, fora da margem de erro. O percentual de brasileiros que consideram a gestão regular também caiu, de 31% para 28%.

 

 

 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

23:32, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
Parecer

Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

mais notícias

+

Newsletter