Pernambuco, 14 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Maduro reduz jornada de trabalho de 40 para 13,5 horas semanais

O novo esquema prevê expediente de três dias por semana, das 8h às 12h30. A medida vai durar pelo menos seis semanas.

Everthon Santos

30 de março de 2025 às 08:44   - Atualizado às 08:44

Presidente da Vanezuela, Nicolás Maduro

Presidente da Vanezuela, Nicolás Maduro Foto: Reprodução/Instagram

O governo da Venezuela, comandado por Nicolás Maduro, anunciou que servidores públicos terão a jornada de trabalho reduzida de 40 para apenas 13,5 horas semanais. O novo esquema prevê expediente de três dias por semana, das 8h às 12h30.

A medida começou a valer na segunda-feira, 24 de março, e deve durar pelo menos seis semanas. No entanto, o governo não descarta prorrogar esse prazo. O setor educacional ficou de fora da mudança, mas já enfrenta dificuldades devido à saída de mais de 70% dos professores das salas de aula.

Nicolás Maduro justificou a decisão alegando que o país passa por uma emergência climática, o que teria impactado o fornecimento de energia. Essa não é a primeira vez que a Venezuela enfrenta um racionamento desse tipo. Em 2019, um apagão deixou cerca de 80% do território nacional sem luz por vários dias.

Especialistas apontam que o problema energético do país vai além de questões climáticas. A falta de investimentos na infraestrutura elétrica e a má gestão do setor agravaram a crise nos últimos anos.

PEC da Escala 6x1

No Brasil, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 8/25 prevê a adoção da carga semanal de quatro dias de trabalho e três dias de descanso.

Veja Também

O texto acaba com a escala 6x1 (seis dias de trabalho e um de descanso) e limita a duração do trabalho normal a 36 horas semanais.

Atualmente, a Constituição estabelece que a carga de trabalho será de até oito horas diárias e até 44 horas semanais.

A proposta também faculta a compensação de horários e a redução de jornada, mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho.

A autora da PEC, deputada Erika Hilton (Psol-SP), explica que a alteração da jornada reflete um movimento global em direção a modelos de trabalho mais flexíveis aos trabalhadores, reconhecendo a necessidade de adaptação às novas realidades do mercado de trabalho e às demandas por melhor qualidade de vida dos trabalhadores e de seus familiares.

Hilton afirma que algumas categorias já conquistaram a redução da jornada de trabalho por meio da negociação coletiva, e o objetivo da PEC é transformar as garantias conquistadas por determinadas categorias profissionais em direito para todos os trabalhadores brasileiros.

“A situação atual explicita que é o momento de mais uma mudança na legislação, mas agora em favor dos trabalhadores, empregados e desempregados, que é a redução da jornada de trabalho sem redução de salário”, defendeu a parlamentar.

“A medida proposta alinha-se aos princípios de justiça social e desenvolvimento sustentável, buscando um equilíbrio entre as necessidades econômicas das empresas e o direito dos trabalhadores a uma vida digna e a condições de trabalho que favoreçam sua saúde e bem-estar”, justificou Hilton.

A PEC 8/25 será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania quanto à sua legalidade, juridicidade e constitucionalidade. Se admitida, será examinada por uma comissão especial a ser criada, antes de ser votada em dois turnos pelo Plenário.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

01:12, 14 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
Parecer

Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

mais notícias

+

Newsletter