Chegada do presidente Nicolás Maduro na Rússia. Foto: Reprodução
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, chegou a Rússia para celebrar o 80º aniversário da vitória soviética sobre a Alemanha nazista. Ele foi convidado pelo presidente Vladimir Putin, com quem se reunirá para assinar um acordo de parceria estratégica.
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, não deu detalhes sobre a parceria entre a Venezuela e a Rússia, se limitando a informar a imprensa que esse será "um documento-quadro pesado, substancial e muito importante".
A primeira-dama Janja da Silva também já está em solo russo. Ela chegou no país no último sábado, dia 3 de maio, antes do presidente Lula, que deve desembarcar em Moscou na quinta-feira, 8 de maio, para participar da cerimônia de celebração dos 80 anos do Dia da Vitória na Segunda Guerra Mundial.
"Tendo em vista a relação entre Rússia e Brasil, com importantes acordos de cooperação na área de educação e cultura, Janja focará as agendas nesses temas, além da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, iniciativa que a primeira-dama tem promovido desde quando a Aliança foi proposta pelo presidente Lula durante a presidência brasileira do G20 (grupo das 20 maiores economias do mundo)", mostra a agenda da primeira-dama.
Antes da chegada do presidente, Janja terá agendas com a comunidade brasileira na Rússia, em Moscou, incluindo encontro com professores de língua portuguesa e alunos na Biblioteca de Literatura Estrangeira.
A convite do governo russo, Janja irá visitar diversos locais de importância histórica e cultural para o país, como o Teatro Bolshoi. A assessoria do Planalto lembra que o Brasil é o único país fora da Rússia que possui uma filial do Teatro Bolshoi e da Escola do Teatro Bolshoi.
Além do Kremlin, ela também visitará o Museu Hermitage, a Catedral do Sangue Derramado e a Fábrica de Porcelana Imperial, uma das mais antigas da Europa, fundada em 1744 e primeira e única empresa na Rússia produzindo produtos de porcelana artísticos.
A agenda prevê ainda que, também a convite do governo russo, a primeira-dama fará breve visita à cidade de São Petersburgo, capital cultural da Rússia, onde irá se encontrar com professores russos e estudantes dos cursos de Português e Relações Internacionais da Universidade Estatal de São Petersburgo, além de visitar o Teatro Mariinsky, uma das principais companhias de balé da Rússia, onde irá assistir o balé "Lago dos Cisnes".
2
3
4
18:36, 15 Abr
30
°c
Fonte: OpenWeather
Para tomar posse, o Pernambucano precisa passar por uma sabatina na CCJ e ser aprovado em votação na comissão e no plenário da Casa
As obras serão realizadas em parceria com a União, por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida, que financia as unidades habitacionais.
Petista passa por um momento de pico de sua rejeição nos últimos meses. Em março de 2026, por exemplo, 56% diziam que não votariam nele de forma alguma.
mais notícias
+