Lula vai estar presente em fábrica de Suape e também no Galo da Madrugada. Foto: Ricardo Stuckert / PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarca em Pernambuco nesta sexta-feira, 13 de fevereiro, com uma agenda que mistura compromisso econômico e, no dia seguinte, presença em um dos maiores eventos culturais do país. A visita foi confirmada por aliados e pela coordenação da programação do Carnaval 2026.
Na agenda oficial de sexta, Lula participa às 16h da inauguração da expansão da planta do Aché Laboratórios Farmacêuticos, no Complexo Portuário e Industrial de Suape, no Cabo de Santo Agostinho. O investimento de R$ 267 milhões amplia a capacidade produtiva da fábrica, que passará a produzir até 40 milhões de unidades de medicamentos por ano, incluindo medicamentos injetáveis de uso hospitalar e colírios, o que pode fortalecer a presença de Pernambuco no setor farmacêutico nacional e gerar empregos na região.
A cerimônia pode contar com a presença da governadora Raquel Lyra (PSD) e de outras lideranças políticas e empresariais. Depois do evento, o presidente segue para o Recife, onde pernoitará antes de sua participação na festa carnavalesca.
Para o sábado (14), a expectativa no meio político e cultural é alta: o presidente Lula deve estar presente no Galo da Madrugada, considerado o maior bloco carnavalesco do mundo, que reúne milhões de foliões nas ruas do centro do Recife. A confirmação foi reforçada pelo prefeito João Campos (PSB) durante evento na cidade, que destacou que o presidente virá para prestigiar a festa e acompanhar o desfile a partir de um camarote oficial no percurso.
A presença de Lula na folia atrai olhares tanto de admiradores quanto de críticos, já que o evento se insere no contexto de grandes movimentações políticas no Nordeste com vistas às eleições de 2026. Governadores e prefeitos da região, incluindo Raquel Lyra, devem participar do Galo neste fim de semana, o que pode colocar aliados em destaque ao lado do presidente.
A agenda do fim de semana combina compromissos institucionais com forte presença na cultura popular, refletindo a estratégia de aproximação política e social do governo federal com a população local e com os eventos mais representativos do calendário cultural brasileiro.
4
18:44, 12 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
A psolista justificou, na terça (10), o voto favorável à CPI que vai investigar possíveis irregularidades no concurso público para Procurador-Geral do município.
A companhia foi criada em agosto de 2002 pela integração de seis empresas da Organização Odebrechte do Grupo Mariani.
O parlamentar também reconheceu que foi algo infeliz e inadequado e que não quis ofender ninguém.
mais notícias
+