Presidente Lula e integrantes do MST. Foto: Ricardo Stuckert
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participará da solenidade de encerramento do 14º Encontro Nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), nesta sexta-feira, 23 de janeiro, às 15h, em Salvador.
O evento reúne cerca de 3 mil camponeses de todo o país, no Parque de Exposições Agropecuárias da capital baiana, para discutir os rumos da luta por reforma agrária no Brasil e as estratégias da organização na defesa da produção de alimentos saudáveis e desenvolvimento sustentável no campo.
Aliado histórico de Lula, o MST tem sido crítico das ações do governo na agricultura familiar, especialmente em relação ao assentamento de novas famílias em áreas desapropriadas.
"O que o governo Lula tem feito, mais uma vez, são regularizações de famílias em assentamentos antigos, inflando o número de famílias assentadas como se fossem novos lotes. O que não significa avanços na quantidade de hectares de terras destinadas para reforma agrária", diz o movimento em texto publicado em sua página na internet no mês passado, com um balanço do ano de 2025.
"Atualmente, o MST ainda conta com 100 mil famílias acampadas que, somadas aos outros movimentos populares, chegam a 142 mil em todo país, com cadastros no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), à espera da reforma agrária", complementa.
No ano passado, o governo promoveu a entrega de 12,2 mil novos lotes distribuídos em 385 mil hectares de terra em 24 estados do país, para famílias de agricultores sem-terra em 138 assentamentos.
As entregas fazem parte do programa Terra da Gente, que prevê o assentamento de 295 mil famílias em novas áreas até o fim de 2026.
A deputada estadual de Pernambuco do Partido dos Trabalhadores, Rosa Karina Souza de Amorim, fez uma publicação nas redes sociais na última sexta-feira, 16 de janeiro, reagindo à possibilidade do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), prestigiar o Carnaval de 2026 no Estado pernambucano.
Em uma imagem criada por Inteligência Artificial, a parlamentar recriou a as ladeiras da cidade Olinda, um dos palcos de folia da Região Metropolitana.
Caracterizada com roupas do período carnavalesco, ela posa ao lado do petista que veste uma coroa e um traje real.
"Sextou com Lula no maior e melhor Carnaval em linha reta do mundo! Nosso presidente cogita vir pro Carnaval de Pernambuco e no que depender de mim, ele já é convidado de honra do Bloco do MST, que sai toda segunda em Olinda! Vem Lula!!!", escreve Rosa na publicação.
3
07:46, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.
A psolista justificou, na terça (10), o voto favorável à CPI que vai investigar possíveis irregularidades no concurso público para Procurador-Geral do município.
A companhia foi criada em agosto de 2002 pela integração de seis empresas da Organização Odebrechte do Grupo Mariani.
mais notícias
+