O encontro aconteceu nesta quarta-feira, 29 de janeiro.
29 de janeiro de 2025 às 15:39 - Atualizado às 15:48
Lula e Boric Foto: Ricardo Stuckert/PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou, nesta quarta-feira, 29 de de janeiro, com o presidente do Chile, Gabriel Boric, para tratar de temas da agenda bilateral e global. De acordo com o governo brasileiro, ambos os chefes dos Executivos reforçaram a importância de trabalhar pela integração da América Latina e o Caribe no atual contexto.
O Palácio do Planalto divulgou no começo da tarde uma nota sobre o telefonema.
"Os presidentes reforçaram a importância de trabalhar pela integração da América Latina e o Caribe no atual contexto, tendo em vista os desafios históricos de combater as desigualdades e promover a inclusão social e o desenvolvimento sustentável", diz a publicação.
Na conversa, Boric confirmou que fará uma visita de Estado ao Brasil em 22 de abril.
O governo brasileiro afirmou que Lula e Boric também trataram da preparação do encontro de líderes em defesa da democracia.
"Conforme acordado no evento 'Em Defesa da Democracia: Combatendo o Extremismo', realizado em 24 de setembro de 2024, à margem da 79ª Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York, o Chile sediará a próxima reunião", diz a nota.
A primeira-dama Rosângela da Silva, a "Janja", deve embarcar para Roma no próximo mês para participar de uma reunião que definirá o presidente da Aliança Global de Combate à Fome. A primeira-dama vai acompanhar o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias. A previsão é que a viagem ocorra entre os dias 9 e 13 de fevereiro.
Ao Estadão, Wellington Dias afirmou que ele e Janja foram convidados para uma programação na capital italiana. Além da reunião da Aliança Global de Combate à Fome, a primeira-dama deve participar de uma reunião do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), que é vinculado à Organização das Nações Unidas (ONU) e tem sede em Roma.
"Eu reforcei a importância de irmos juntos, considerando a experiência técnica e atuação dela na área social", afirmou o ministro do Desenvolvimento Social. Segundo Dias, a agenda na Itália e a presença de Janja deve ser discutida a partir desta quinta-feira, 30 de janeiro.
O objetivo da viagem de Janja e Dias é conquistar a presidência da Aliança Global de Combate à Fome, um bloco multilateral formado por 142 membros entre países, instituições internacionais e organizações não governamentais (ONGs). A iniciativa foi lançada durante a última Cúpula de Líderes do G-20, realizada no Rio em novembro do ano passado.
Como mostrou o Estadão, Janja não exerce cargo no Governo Federal, mas conta com uma equipe "informal" que exerce funções de assessoria à primeira-dama e a acompanha em viagens ao exterior. O time de Janja conta com ao menos 12 pessoas e, desde o início do terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), gastou mais de R$ 1,2 milhão em viagens, entre custos com translado e diárias.
Estadão Conteúdo
2
23:32, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.
A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.
Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.
mais notícias
+