14 de março de 2025 às 09:41 - Atualizado às 09:49
Lula com chapéu de nordestino em frente ao público. Foto: Ricardo Stuckert/PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltará ao Nordeste na próxima semana para cumprir agendas de entregas de obras públicas. A visita ocorre em meio à queda de sua popularidade, inclusive na região, onde historicamente conta com forte apoio.
A previsão é de que Lula chegue ao Rio Grande do Norte na próxima quarta-feira, 19 de março, para inaugurar a Barragem de Oiticica, localizada no município de Jucurutu, no interior do estado.
O evento contará com a presença de auxiliares do presidente e da governadora Fátima Bezerra (PT), aliada do petista.
O retorno de Lula ao Nordeste acontece cerca de um mês após sua última visita à região. No dia 14 de fevereiro, ele esteve na Bahia para inaugurar a Adutora da Fé, em Paramirim.
Uma pesquisa do instituto Datafolha, divulgada em 14 de fevereiro, apontou uma queda na aprovação do governo Lula.
Segundo o levantamento, apenas 24% dos eleitores avaliam a gestão como ótima ou boa, enquanto 41% consideram ruim ou péssima.
Outros 32% classificam o governo como regular e 2% não souberam ou não responderam.
No Nordeste, o apoio ao presidente também diminuiu. O percentual de eleitores que avaliam a gestão como ótima ou boa caiu de 49% para 33%. A margem de erro para a região é de quatro pontos percentuais.
Os números representam o pior nível de aprovação de Lula em seus três mandatos. A reprovação também atingiu um recorde histórico.
Antes, o pior índice de aprovação havia sido registrado em outubro e dezembro de 2005, durante a crise do mensalão, quando chegou a 28%.
Já a maior taxa de reprovação anterior ocorreu em dezembro de 2024, quando 34% classificaram o governo como ruim ou péssimo.
A perda de apoio ao governo foi registrada em diversos segmentos da população. Tanto entre homens quanto entre mulheres, a aprovação caiu para 24%. Em dezembro, os índices eram de 33% e 38%, respectivamente.
Entre os eleitores que ganham até dois salários mínimos, a aprovação despencou de 44% para 29%. A margem de erro desse grupo é de três pontos percentuais.
Já entre aqueles com ensino fundamental, a aprovação sofreu uma queda ainda mais expressiva, caindo de 53% para 38%. A margem de erro desse segmento é de quatro pontos percentuais.
1
4
04:30, 18 Mar
26
°c
Fonte: OpenWeather
Priscila Krause estará presente na abertura do evento que acontece no Centro de Convenções, em Olinda, com a participação de prefeitos, secretários municipais e presidentes de Câmaras de Vereadores.
O deputado estadual comparou essa redução com o aumento dos gastos com a Lei Rouanet em 2024.
A medida faz parte de um conjunto de ajustes necessários para a execução de outros programas sociais, como o Auxílio-Gás.
mais notícias
+